Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 15 de Outubro de 2006 às 22:24

    Imprimir


Um suposto líder da Al Qaeda, acusado de estar envolvido nos ataques do 11 de Setembro e no planejamento das bombas aos trens de Madri em 2004, está detido em uma prisão secreta dos Estados Unidos há um ano, informou o jornal espanhol El Pais no domingo.

Mustafa Setmarian, de 48 anos, um sírio com cidadania espanhola, foi capturado no Paquistão em outubro de 2005 e está sendo mantido em uma prisão operada pela Agência Central de Inteligência (CIA), disseram autoridades de segurança paquistanesas e européias ao jornal.

Um porta-voz da embaixada dos EUA na Espanha não quis falar sobre a reportagem.

A captura de Setmarian em 2005 foi divulgada em maio deste ano, depois que os EUA colocaram uma recompensa de 5 milhões de dólares pelo suposto chefe da rede espanhola da Al Qaeda. Uma fotografia do ruivo Setmarian foi retirada da página dos criminosos mais procurados pelo FBI na Internet.

O Paquistão não respondeu a pedidos de Madri sobre o paradeiro de Setmarian, procurado na Espanha por ter supostamente treinado os sequestradores de aviões envolvidos no 11 de Setembro e ordenado os ataques aos trens de Madri que mataram 191 pessoas, segundo o El Pais.

A Suprema Corte da Espanha não pode pedir sua extradição porque ele não foi preso oficialmente, disse o jornal. Autoridades da Justiça espanhola não estavam disponíveis para comentar a notícia.

O juiz espanhol Baltasar Garzon reclamou em junho que autoridades norte-americanas estavam escondendo informações sobre seu paradeiro.

A Anistia Internacional divulgou o desaparecimento de Setmarian. A organização de direitos humanos diz que dezenas de radicais islâmicos capturados no Paquistão são mantidos em prisões clandestinas operadas pelos EUA e por outros países. Setmarian é casado com Elena Moreno, uma espanhola que diz que ele está preso em uma prisão secreta da CIA.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/268346/visualizar/