Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 18:11

    Imprimir


A dificuldade em lidar com a urna eletrônica fez com que alguns eleitores demorassem de 15 a 30 minutos para votar em escolas de Cidade Ademar, maior colégio eleitoral de São Paulo, com 265,5 mil eleitores.

Na Escola Estadual Professor João Evangelista, a movimentação foi maior na manhã, período em que houve filas de até 50 pessoas. Segundo a coordenadora do colégio, Regina Antônia Ribeiro, um eleitor demorou até 30 minutos na urna. "Nesse momento não tem o que fazer. Tivemos que esperar concluir o voto, apesar das reclamações das pessoas na fila", explica. Segundo ela, outro homem demorou 15 minutos para concluir a votação.

A lei eleitoral não estipula um limite de tempo para que o eleitor conclua seu voto. Porém, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), caso haja muita demora, o mesário pode apressar o eleitor. Em média, cada pessoa leva de 1 a 1,5 minuto para votar.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alferes Tiradentes, onde cerca de 6 mil pessoas votam, um eleitor não queria colocar os números dos demais candidatos, apenas de um. Ele teve de ser alertado pelos mesários. "A maior parte dos eleitores que teve dificuldade foram idosos, pessoas com deficiência ou até mesmo pessoas embriagadas", explicou Nívea Maria da Silva, coordenadora das eleições no colégio.

As filas na parte externa das escolas de Cidade Ademar começaram às 6h, duas horas antes da abertura dos portões. Na Escola Estadual México, neste horário já havia fila de um quarteirão. Como as pessoas começaram a se empurrar, a polícia teve de ser acionada para organizar os eleitores. "Não houve nada grave, mas alguns começaram a furar fila, o que gerou certa confusão antes da abertura dos portões", afirma Cristiano Mello Bueno, coordenador do TRE que trabalhou no colégio.

Segundo a coordenadora da E.E. Elza Maria Costa Freitas, Cátia da Silva, apesar de alguns problemas isolados, a "cola" amplamente divulgada na imprensa ajudou a maior parte dos eleitores, que não tiveram dificuldades com a urna eletrônica.

A movimentação nos colégios eleitorais do bairro diminuiu no início da tarde.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272138/visualizar/