Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 28 de Setembro de 2006 às 22:07

    Imprimir


Os mais de 300 mil brasileiros residentes no Japão serão beneficiados pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir de 2007. O pólo da UAB no Japão será uma extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A universidade brasileira será a responsável pela capacitação dos tutores – representantes da universidade na coordenação dos pólos – em parceria com uma universidade pública japonesa a ser selecionada. Em novembro deste ano, no Japão, a seleção da universidade será feita em uma reunião da comitiva brasileira, liderada pelo reitor da UFMT, Paulo Speller, com representantes do governo e empresários japoneses.

A UAB oferece o ensino a distância, possibilitando a interiorização do ensino superior federal de qualidade no Brasil.

Capacitação – A intenção do programa é capacitar 200 professores que lecionam para estudantes brasileiros em 100 escolas públicas japonesas, segundo o secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota. ´´Foi estabelecido um plano comum, a primeira ação internacional da UAB para formação de professores com domínio nas línguas portuguesa e japonesa e que atuam em escolas públicas daquele país´´, explicou o secretário.

O objetivo é auxiliar os estudantes brasileiros no processo educacional japonês, extremamente complexo, avalia Mota. A medida, a seu ver, é necessária. Grande parte de brasileiros que vai trabalhar naquele país encontra dificuldade em adaptar seus filhos, deixando a maioria fora da escola.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272721/visualizar/