Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 28 de Setembro de 2006 às 14:41

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou no começo da tarde desta quinta-feira (28) uma mensagem para ser transmitida via telão no comício a ser realizado às 19h em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Essa gravação não estava prevista e entrou na agenda do candidato às 12h30, meia hora antes de ser realizada.

A agenda do presidente também prevê sua ida ao comício. Com a gravação da mensagem, o petista ganha a possibilidade de não ir ao comício e de participar do debate presidencial de hoje na TV Globo, marcado para depois da novela "Páginas da Vida" -o debate também terá transmissão ao vivo e acompanhamento via blog pelo G1.

Os demais candidatos convidados para o debate -Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT)- já confirmaram a presença.

O G1 apurou com um integrante da equipe de marketing da campanha de reeleição que a gravação levou cerca de 30 minutos. Essa mesma pessoa disse que a decisão de participar do debate ainda não foi tomada.

João Santana, chefe do marketing petista, reuniu-se com sua equipe para definir as estratégias do debate, caso o presidente decida ir. Se for, Lula deve ser acompanhado pelos ministros Tarso Genro (Relações Institucionais) e Guido Mantega (Fazenda).

Após gravar a mensagem para o comício do ABC, Lula retornou ao Palácio da Alvorada, onde cumprimentou eleitores, pediu o voto no número "13" (do PT), entrou no carro oficial e não respondeu às perguntas dos fotógrafos e cinegrafistas sobre sua participação no debate.

Regras

O debate terá cinco blocos. Em quatro deles, os candidatos farão perguntas entre si, sendo dois com temas sorteados e dois com temas livres. Todos os candidatos farão perguntas a todos. O quinto bloco será dedicado às considerações finais.

Para que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez em cada bloco, será seguida uma regra criada pelo matemático Oswald de Souza. Segundo essa regra, na abertura de cada bloco, o mediador fará o sorteio para determinar qual candidato fará a primeira pergunta.

O candidato sorteado fará a pergunta a candidato de sua livre escolha, enquanto o que respondeu fará a próxima pergunta a qualquer debatedor que ainda não perguntou nem respondeu, e assim por diante. Sempre quem responde faz a próxima pergunta a um candidato que ainda não falou.

O último a perguntar no bloco fará a pergunta necessariamente a quem o iniciou, isto é, a quem fez a primeira pergunta. No bloco de temas determinados, a mecânica será a mesma, mas o mediador fará, sempre antes das perguntas, um sorteio sobre o tema a ser abordado.

Se um candidato não comparecer ao debate, a cadeira destinada a ele ficará vaga. Os demais candidatos terão direito de dizer as perguntas que fariam a ele. O debate será mediado pelo jornalista e apresentador do "Jornal Nacional" William Bonner.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272815/visualizar/