Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 28 de Setembro de 2006 às 14:05

    Imprimir


Com exceção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os outros três candidatos à presidência convidados estão confirmados para o debate que a TV Globo realiza após a novela “Páginas da Vida”, nesta quinta-feira (28), no Rio. O G1 vai transmitir ao vivo o debate e contará com um blog sobre os bastidores.

Além de Lula, primeiro colocado nas pesquisas de intenções de voto, foram convidados para participar do último debate antes da eleição deste domingo, dia 1º de outubro, os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT).

Segundo o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, o presidente Lula ainda não decidiu se comparecerá ao debate, o que deve acontecer nas próximas horas.

Apesar de o presidente ainda não ter confirmado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu indícios de que o candidato petista participará do debate na TV Globo. Ao ser questionado se viajaria com o presidente nesta quinta-feira, Mantega respondeu positivamente. Mas, ao ser indagado se iria para São Paulo ou Rio de Janeiro, ele respondeu: "Para o Rio de Janeiro."

Lula tem alimentado o suspense em torno de sua decisão sobre comparecer ao debate com adversários na disputa pela presidência, que ocorrerá no Rio. O presidente tem marcado na agenda de candidato um comício em São Bernardo do Campo, em São Paulo, a partir das 19h.

Regras

O debate terá cinco blocos. Em quatro deles, os candidatos farão perguntas entre si, sendo dois com temas sorteados e dois com temas livres. Todos os candidatos farão perguntas a todos. O quinto bloco será dedicado às considerações finais.

Para que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez em cada bloco, será seguida uma regra criada pelo matemático Oswald de Souza. Segundo essa regra, na abertura de cada bloco, o mediador fará o sorteio para determinar qual candidato fará a primeira pergunta.

O candidato sorteado fará a pergunta a candidato de sua livre escolha, enquanto o que respondeu fará a próxima pergunta a qualquer debatedor que ainda não perguntou nem respondeu, e assim por diante. Sempre quem responde faz a próxima pergunta a um candidato que ainda não falou.

O último a perguntar no bloco fará a pergunta necessariamente a quem o iniciou, isto é, a quem fez a primeira pergunta. No bloco de temas determinados, a mecânica será a mesma, mas o mediador fará, sempre antes das perguntas, um sorteio sobre o tema a ser abordado.

Se um candidato não comparecer ao debate, a cadeira destinada a ele ficará vaga. Os demais candidatos terão direito de dizer as perguntas que fariam a ele. O debate será mediado pelo jornalista e apresentador do "Jornal Nacional" William Bonner.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272823/visualizar/