Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 28 de Setembro de 2006 às 13:51
Por: Noelma Oliveira

    Imprimir


Os programas eleitorais para o governo do Estado, durante os 45 dias de exibição, pouco serviram para os candidatos avançarem nas propostas para melhorar significativamente a vida da população mato-grossense, sobretudo na questão social, para os próximos quatro anos. Os três principais candidatos ficaram na superficialidade. Hoje é o último dia da propaganda eleitoral dirigido para os postulantes à Presidência da República e deputados federais.

A senadora Serys Slhessarenko (PT), candidata ao governo, utilizou a maior parte dos programas eleitorais, além das inserções, para se defender das acusações de suposta participação na máfia das ambulâncias.

O candidato tucano Antero Paes de Barros fez uso inicialmente do programa eleitoral para atacar os adversários no caso dos sanguessugas. Porém, no desenrolar do programa eleitoral, precisamente no dia 20 de agosto, o nome do senador foi envolvido na máfia das ambulâncias.

A partir daí, Antero usou o programa também para se defender, além de intensificar as críticas contra o governador Blairo Maggi, candidato à reeleição, e principal adversário do tucano. Antero pautou a maioria dos seus programas em questões como a divisão do Estado, promessas não cumpridas de Maggi, além dos aliados governistas que foram citados na máfia dos sanguessugas.

Serys e Antero juraram inocência no suposto esquema e atribuíram as acusações às disputas políticas. Maggi, por sua vez, usou mais do programa eleitoral para fazer um balanço das ações do seu governo, uma espécie de apresentação do que foi feito nos três anos e nove meses de gestão. O horário também foi usado para fazer novas promessas, sempre assegurando avanços.

O espaço às propostas também foi utilizado pelo governador para responder aos adversários. Apesar de ter o dobro do tempo dos dois adversários, Blairo Maggi ainda conseguiu na última semana, na Justiça Eleitoral, direito de resposta nos últimos programas do candidato tucano.

As propostas quando inovadoras não detalharam ao eleitor o tempo em que serão aplicadas e de que forma os recursos poderão ser geridos para a sua efetiva aplicação. Na questão de redução de impostos, no campo propositivo, quem mais avançou foi o candidato do PSDB. Ele promete reduzir a carga tributária para alguns setores ainda no primeiro ano, mas sem definir o mês. Também no campo da educação, Paes de Barros propôs avanços, sobretudo relacionados à Unemat.

Iniciados no dia 15 de julho, os programas eleitorais para os postulantes ao governo terminaram ontem sem fazer com que os eleitores pudessem estender as propostas para amplas avaliações.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/272826/visualizar/