Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 07:50

    Imprimir


Uma Barbie de Vermelho Meia Noite, de 1965, foi arrematada pelo preço recorde de 9.000 libras (17 mil dólares) na terça-feira, quando colecionadores do mundo todo se reuniram para disputar partes de uma coleção particular de 4.000 bonecas da família Barbie.

A boneca, que tinha sido avaliada em até 600 libras, tornou-se a Barbie mais cara já vendida em leilão, de acordo com a casa de leilões Christie's. O recorde anterior tinha sido 2.800 libras, também marcado num leilão da Christie's, em 1999.

"Foi extremamente competitivo", disse uma representante da Christie's. "As pessoas levaram o leilão muito a sério. Houve interessados dos quatro cantos do mundo."

A boneca foi comprada por uma mulher presente no recinto do leilão, em nome de um colecionador anônimo.

A mesma mulher pagou 7.200 libras pela Barbie Gala Abend, uma boneca colorida produzida para o mercado japonês, e 5.040 libras pela Barbie de Rosa Meia-Noite, ambas de 1965.

O clima competitivo começou no início do leilão, quando uma Barbie morena No. 1, de 1959, vestindo maiô com listras de zebra, óculos de sol e brincos de argola, quebrou um recorde ao ser vendida por 2.880 libras, superando a expectativa de até 1.200 libras.

Quando o martelo bateu pela última vez, o leilão tinha arrecadado 111.288 libras.

A coleção abrangeu a história inteira de Barbie, seus amigos, sua família e sua moda.

ASTRONAUTA, MÉDICA, BOMBEIRA

O valor das bonecas era maior ainda pelo fato de que a maioria nem sequer tinha sido tirada de suas caixas.

A coleção começou a ser feita no início de 1960 pela dona-de-casa holandesa Ietje Raebel, de Utrecht, que comprou a primeira Barbie para sua filha Marina.

A garota não se interessou pela boneca, que permaneceu intocada em sua caixa, mas Raebel, que era estilista amadora, se sentiu inspirada pelo guarda-roupa variado de Barbie e começou a colecioná-la. Ela só parou em 2002, quando começou a sofrer do mal de Alzheimer.

Ao longo dos anos diversos estilistas, de Calvin Klein até Christian Dior, já desenharam roupas para Barbie em suas diversas profissões, que incluem modelo, astronauta, médica, bombeira e política.

A co-fundadora da gigante americana de brinquedos Mattel, Ruth Handler, criou a Barbie em 1959 e a batizou com o nome de sua própria filha, Barbara. Desde então, a Barbie se tornou a boneca mais vendida no mundo, com vendas anuais de cerca de 3 bilhões de dólares.

Seu namorado Ken, que surgiu mais tarde, também recebeu o nome de um dos filhos de Ruth Handler.

Batizada Barbie Millicent Roberts e contando com 45 nacionalidades e 95 profissões diferentes, a Barbie possui uma gama enorme de acessórios, que incluem 43 bichos de estimação, que vão desde um poodle até uma zebra.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/273154/visualizar/