Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 21:50

    Imprimir


Em comemoração ao dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência que acontece no dia 21 de setembro o Fórum Permanente de defesa da Pessoa com Deficiência estará realizando no auditório da Associação Matogrossense de Deficientes – AMDE a partir das 8h00, uma reunião com todas as entidades que auxiliam a pessoa com deficiência em nossa cidade e estado. Estarão sendo discutidas políticas públicas dirigidas às pessoas com deficiência.

O dia nacional de luta das pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em encontro nacional em 1982, com todas as entidades nacionais. O dia 21 setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações que visão a cidadania e a inclusão social dos deficientes em todo o Brasil.

Com o Tema “Acessibilidade você tem compromisso!”, que envolve todas as pessoas que de alguma forma auxiliam pessoas deficientes em nosso estado, sejam pais, alunos, profissionais e amigos que tem o mesmo objetivo a participação plena e a igualdade de condições em nossa sociedade.

Nesse encontro será discutido e cobrado das autoridades os avanços nas políticas públicas em seus mais variados segmentos: Saúde, educação, reabilitação, transporte, habitação e a profissionalização no mercado de trabalho. Serão discutidas e cobradas a implantação dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da pessoa com deficiência.

Mato Grosso, segundo o senso de 2000 IBGE, conta com uma população de aproximadamente trezentas mil Pessoas com algum tipo de deficiência, enquanto Cuiabá possui 59 mil deficientes que necessitam de transporte, educação, saúde e profissionalização para disputar vagas no mercado de trabalho.

No Brasil, 14,5% de sua população possui algum tipo de deficiência, e que enfrentam dificuldades para trabalhar, estudar e viver em sociedade.

Ao longo dos últimos 30 anos o Brasil e Mato Grosso avançaram muito pouco nas políticas públicas voltadas para atender os deficientes de um modo geral, pois se enfrentam inúmeras dificuldades e preconceitos de toda a sociedade para poder simplesmente se locomover, estudar e trabalhar.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274499/visualizar/