Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 14:03

    Imprimir


O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa, da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) realiza aos sábados mutirão de consultas aos portadores de deficiência auditiva para entrega de mais um lote de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) .

O primeiro mutirão foi realizado no último sábado (16/09) onde foram atendidos 12 pacientes. O diretor geral do Centro, Wilson de Araújo Ribeiro Sobrinho, informou que “os pacientes se submeteram a vários procedimentos na adaptação do aparelho onde se busca uma aferição do nível de som mais confortável. Seis pacientes se submeteram a exames de alta complexidade em cabines especiais de áudio. Também confeccionamos no sistema de mutirão 14 moldes dos aparelhos que vão beneficiar mais 14 portadores de deficiência auditiva em curto espaço de tempo”.

Wilson explica ainda que, para a cessão de um aparelho é necessário que o usuário cumpra várias etapas e procedimentos. O mutirão cumpre o objetivo de fazer o maior número de fases em um único dia. Ele explica que primeiro é preciso fazer um pré-molde utilizando uma massinha expandível que é introduzida no ouvido do paciente. Após isso vira um molde do ouvido. Depois do molde pronto é despejado, nele o acrílico liquido. Depois que o acrílico endurece, o molde vai para a seção de polimento que é incluso nesse molde, o aparelho amplificador. Após esses procedimentos são feitos vários testes com os pacientes até se chegar ao volume e o conforto adequado. Se todos esses procedimentos ainda não forem suficientes o paciente tem a opção de testar o aparelho em casa e voltar ao Cridac para mais reajustes.

O diretor acrescentou que, de março a setembro, já foram entregues 1.500 Aparelhos de Amplificação Auditiva a portadores de deficiência auditiva, ou seja, foram atendidos 750 pacientes, cada um recebendo dois aparelhos. “Nesta primeira fase do mutirão vão ser distribuídos 300 aparelhos que contemplam 150 pacientes cadastrados. Numa segunda fase pretendemos zerar a fila que é de 350 pacientes. Os mutirões continuarão todos os sábados até zerarmos a fila. Já providenciamos a aquisição de novos aparelhos para que possamos produzir os moldes e atender a todos”, garantiu ele.

“Na idealização dos mutirões contamos com a espontaneidade e solidariedade da equipe multiprofissional do Cridac, na área de fonoaudiologia, que aceita trabalhar aos sábados na ação voluntária de ajudar aos que precisam receber o aparelho auditivo”, afirmou. A equipe multiprofissional do Cridac é composta por 7 fonoaudiólogos, 2 técnicos em prótese, 1 otorrinolaringologista, 5 assistentes administrativos e 2 assistentes sociais. Três destes profissionais se apresentam voluntariamente, a cada sábado, para dar plantão nos mutirões.

Um dos 12 usuários do SUS que realizaram o teste auditivo com o amplificador já instalado no molde, no mutirão do último sábado, foi Nanci Moura Apoitia, 72 anos, que ficou encantada com os resultados obtidos. Na praça interna do Cridac ela ergueu os olhos para as árvores, sorrindo, e apontando para os pássaros: “Estou ouvindo o canto de um canário, o vento fazendo barulho nas folhas das árvores e o barulho de carros passando lá fora! É maravilhoso voltar a ouvir de novo”, reconheceu. Ela deverá instalar definitivamente o aparelho amplificador nos próximos dias.

Pesquisa

Durante os meses de maio, junho e julho de 2006 o Cridac realizou, também, uma pesquisa de opinião para aferir a aceitação dos aparelhos auditivos entregues aos usuários do SUS no período anterior a esses meses. Durante todas as quartas-feiras, desses 120 dias, perguntou-se aos portadores de deficiência auditiva que usam os aparelhos auditivos do Cridac o que acham da eficiência desse serviço. De um total de 54 entrevistados 66% disse estar totalmente satisfeito com o som, a aparência e a qualidade do aparelho auditivo. Dos restantes 18 usuários que usam o aparelho auditivo do Cridac, 12% reclama de problemas no serviço ao usuário, 10% aponta limitações no aparelho, 14% alega que o uso do aparelho prejudica sua imagem pessoal e 8% acusa a necessidade de ajustes no aparelho. Wilson disse que a pesquisa é válida porque “por meio dela vamos poder repensar e redimensionar os aparelhos para prestar um atendimento humanizado e voltado para as reais necessidades de nossa clientela de usuários do SUS”.

Cridac vai até você

O Cridac operacionalizou, ainda, o programa “Cridac vai ate você”. Wilson Sobrinho informou que o programa consiste em visitar municípios do interior, com uma equipe multiprofissional, acordado com o gestor municipal, para capacitar professores e diretores de escolas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental a realizarem a pré-identificação de perda ou diminuição da audição.

Após a capacitação o Cridac permite que os professores e diretores apliquem os conhecimentos adquiridos realizando a pré-identificação por um período de 30 dias. Depois desse tempo a equipe do Cridac retorna ao município para ver como os professores e diretores capacitados se saíram e dar continuidade ao serviço.

Nos meses de março e abril de 2006 o programa foi executado nos municípios de Alto Taquari, Campo Verde e Sorriso. Após capacitados os professores dos três municípios realizaram a pré-identificação em 17 mil alunos. Eles localizaram 851 estudantes, de 1ª a 4ª series do ensino fundamental, com suspeita de terem problemas auditivos. A equipe multiprofissional examinou os alunos e encontrou um total de 222 que apresentaram algum grau de perda auditiva e 23 que precisavam de usar aparelhos de ampliação sonora. “Nós estamos elencando outros municípios onde poderemos levar o programa. Embora queiramos levar o ‘Cridac vai até você’ para todos os municípios temos que nos concentrar, no momento, naqueles municípios que têm um número maior de alunos cursando da 1ª a`4ª séries do ensino fundamental”, finalizou Wilson Sobrinho.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274899/visualizar/