Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 00:46

    Imprimir


O Governo japonês aprovou hoje a ampliação das sanções econômicas à Coréia do Norte, em represália contra os testes de mísseis sobre o Mar do Japão, em julho.

A nova Lei de Controle de Comércio Exterior e Câmbio Monetário proíbe as remessas e transferências de ativos financeiros à Coréia do Norte por parte de pessoas suspeitas de estar relacionadas com armas de destruição em massa e programas de mísseis.

Quem quiser enviar ou retirar dinheiro através de contas de bancos japoneses precisará de uma permissão do Governo. Assim, a medida deve congelar o fluxo de capitais entre os dois países. As sanções deverão afetar a grande comunidade norte-coreana residente no Japão.

Após os testes de mísseis da Coréia do Norte sobre águas internacionais, em 5 de julho, o Japão proibiu a entrada no país de funcionários norte-coreanos e tripulações de navios e aviões norte-coreanos.

A barca norte-coreana Mangyongbong-92, que fazia a única ligação marítima para passageiros entre os dois países, foi proibida de atracar em portos japoneses nos próximos seis meses. A embarcação também era utilizada para transportar bens de primeira necessidade e dinheiro enviado pelos norte-coreanos que vivem no Japão.

A medida faz parte da política de pressão do Japão e dos Estados Unidos para fazer o regime comunista norte-coreano voltar à mesa de negociação sobre o desmantelamento de seu programa de armamento nuclear. As conversas de seis lados com os Estados Unidos, Coréia do Sul, Japão, China e Rússia foram bloqueadas pela Coréia do Norte desde novembro, em protesto contra as sanções financeiras impostas pelo governo americano em outubro de 2005.

Washington acusa Pyongyang de lavagem de dinheiro obtido do tráfico de drogas e de falsificação de dólares para comprar componentes militares. Por isso, congelou US$ 24 milhões em contas bancárias de 13 companhias norte-coreanas e um banco de Macau.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275016/visualizar/