Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 00:12

    Imprimir


O falecido rei de Tonga, Taufa''ahau Tupou IV, foi enterrado hoje nas Sepulturas Reais de Mala''e Kula com um suntuoso funeral de Estado que combinou as tradições tribais com ritos cristãos.

Mais de 10 mil cidadãos acompanharam a realeza tongana no enterro, que teve a presença do príncipe Naruhito, do Japão, dos duques de Gloucester e dos governadores gerais da Nova Zelândia e Austrália, representando os seus países e a Rainha da Inglaterra.

O filho mais velho e sucessor do rei, Taufa''ahau Tupou V, presidiu o enterro acompanhado de dignatários de 30 países, entre eles o presidente da Polinésia Francesa, Oscar Temaru, e a primeira-ministra neo-zelandesa, Helen Clark.

O cortejo foi acompanhado do Palacio Real às Sepulturas Reais por mil portadores e por cidadãos de Tonga vestidos de luto. Eles decoraram com tecidos negros e púrpura os edifícios da capital, Nuku''alofa, após a morte do rei.

"Ele nos deu a liderança e muitas das idéias que transformaram o reino numa nação moderna", declara o obituário oficial.

Taufa''ahau Tupou IV, filho da rainha Salote Tupou III, nasceu em 1918. Em 1965, aos 47 anos, sua mãe morreu e ele assumiu o trono do país.

Ao longo do seu reinado, Tonga obteve a independência plena de Grã-Bretanha, em 1970, e manteve a monarquia hereditária, introduzindo a adjetivo de "constitucional". Na prática, porém, só nove dos trinta membros do Parlamento são escolhidos pelo povo.

A partir de 2005, Taufa''ahau Tupou IV se viu obrigado a introduzir reformas políticas, cedendo aos protestos e mobilizações que reivindicavam maior transparência e democratização da vida pública. Ele nomeou como primeiro-ministro Frederick Vaka''uta Sevele, o primeiro cidadão não aristocrata s ocupar o cargo no país.

Taufa''ahau Tupou IV morreu aos 88 anos, no dia 11 de setembro, em Auckland, após sofrer uma longa doença.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275019/visualizar/