Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Setembro de 2006 às 17:07

    Imprimir


Participantes do 3º Campeonato Estadual de Pesca (CEP) terão mais um fim de semana de competições. Antes da final, em Cáceres, acontecem neste domingo (17.09) mais quatro etapas do CEP. Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Acorizal e Colíder são os destinos para este fim de semana.

Em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), a pesca será às margens do Rio Verde. O acesso mais fácil é pela BR-163, sentido Cuiabá-Sorriso, ou pelo bairro Pioneiro, que fica na cidade. Além de participar do Campeonato, o município realiza o 2º Festival de Pesca de Lucas (Fest Lucas). Apresentações musicais e culturais fazem parte da programação. Amanhã uma das atrações será o show da dupla João Carreira e Capataz.

Segundo a coordenadora de Turismo do município Giovana Ghedin, a largada da pescaria está prevista para às 7h. As inscrições foram limitadas para 150 vagas. “É a capacidade que temos e para preservar o local”, afirma. No ano passado participaram 132 equipes. Este ano a expectativa dos organizadores é de que aumente por causa da premiação: um carro para o primeiro colocado. Essa etapa terá a participação da secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis.

Para quem for participara da etapa em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá) a competição será, às 8h, no Terminal Turístico às margens do Rio Guaporé. O rio é um dos principais pontos turísticos do município. O local fica dentro da cidade e a rodovia de acesso é a BR 174b. É a terceira vez que Pontes e Lacerda participa da competição estadual e já está na sétima edição do Festival de Pesca Esportiva do município.

Experimentar a gastronomia local será um dos atrativos em Pontes e Lacerda. Para incentivar o consumo do peixe, os organizadores promoverão o 2º Festival Gastronômico do Peixe. A secretária de Turismo Luzia Elaine Domingues Pimenta conta que este ano o diferencial do festival é que todas as barracas de alimentação terão que ter um prato principal de peixe. O melhor prato será avaliado por júri técnico e popular. “O objetivo não é a premiação aos participantes, mas sim de incentivar a culinária do peixe”, ressalta Pimenta.

No município de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá) a expectativa dos organizadores é grande. É a primeira vez que a cidade participa do Campeonato Estadual e que realiza o primeiro Festival de Pesca de Colíder (Fespecol). A largada será às 7h no rio Teles Pires, próximo à pousada Ana Lima (32 km da sede do município). Serão permitidas apenas 60 inscrições. O público irá conferir shows de viola no sábado e domingo. “A adrenalina é grande”, empolga Lourenço Aparecido Marani, secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. De acordo com ele, o turismo na cidade está em fase de desenvolvimento e o campeonato será uma oportunidade para as pessoas conhecerem Colíder.

Em Acorizal (62 km ao Norte da Capital), a pesca será no rio Cuiabá. A pescaria é o principal atrativo turístico do município. Paralelo ao campeonato terá também a segunda edição do Festival de Pesca de Acorizal (Fespescal). Além da pesca embaraçada, com largada prevista para às 10h de domingo, haverá no mesmo dia a pesca de barranco, às 7h. Poderão participar crianças e adultos.

Para aqueles que não quiserem participar da competição o município irá sediar o 2º Micarezal (carnaval fora de época). Terá também o Festival da Canção em que cantores regionais farão apresentações e concorrerão a prêmios.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/275670/visualizar/