Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Agosto de 2006 às 10:35

    Imprimir


O comércio varejista do país registrou queda de 0,38% nas vendas de maio para junho, na série com ajuste sazonal, mas ainda assim encerrou o primeiro semestre com crescimento de 5,68%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado negativo de junho é o segundo do ano e acontece após três meses consecutivos de alta. Em maio, o setor havia apontado expansão de 0,44% nas vendas em relação a abril.

A queda em relação a maio se deve, principalmente, à retração de 5,46% no segmento de veículos, motos e peças e de 5,07% em móveis e eletrodomésticos. Nesta comparação, apenas o setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumos teve desempenho positivo, com avanço de 1%.

No mês passado, a receita nominal do comércio brasileiro caiu 0,25% em relação a maio.

Já crescimento das vendas no acumulado do ano foi puxado por equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com expansão de 41,09% no período, e móveis e eletrodomésticos (+9,05%).

O desempenho positivo no ano é resultado da redução das taxas de juros, aumento da oferta de crédito e crescimento da renda dos brasileiros.

Metodologia A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) é realizada mensalmente pelo IBGE em todo o país. Vale ressaltar que, para mensurar o desempenho do setor, o IBGE apura a receita bruta de revenda das empresas varejistas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas. Ao todo, são 9 mil informantes em todo o país.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282293/visualizar/