Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Agosto de 2006 às 01:15

    Imprimir


A revitalização dos assentamentos agrários do Estado de Mato Grosso é um dos compromissos firmados pelo candidato a deputado federal do PPS, Jair Mariano, com agricultores familiares assentados em áreas do Incra.

Durante visita a 13 municípios da região Norte, o candidato visitou algumas áreas rurais, ouviu agricultores familiares e constatou o abandono das famílias em terras pouco produtivas por falta de investimentos.

Em Brasília, Mariano disse que vai buscar recursos para revitalizar e fortalecer os assentamentos agrários implantados pelo governo federal em Mato Grosso. “Não adianta colocar na terra famílias e não dar condições para sua sobrevivência. Esses assentamentos estão longe dos centros urbanos e as pessoas estão lá abandonadas, sem assistência nenhuma”, frisa Jair.

A idéia é oferecer condições mais dignas de produção, assistência técnica, saúde, educação, moradia e gerar emprego e renda aos assentados.

No Estado de Mato Grosso, existem hoje cerca de 56 mil famílias assentadas pelo Incra em 316 projetos de assentamentos rurais. Destes, apenas 31 assentamentos foram consolidados.

Agricultura Familiar

Mariano destaca ainda necessidade de fortalecer a agricultura familiar, oferecendo condições de comercialização da produção e assistência técnica permanente aos pequenos produtores rurais.

A agricultura familiar representa no Brasil 13,8 milhões de pessoas que têm na atividade agrícola praticamente sua única alternativa de vida, em cerca de 4,1 milhões de estabelecimentos familiares, o que corresponde a 77% da população ocupada na agricultura.

O levantamento aponta ainda que 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira vêm desse tipo de produção rural e quase 40% do Valor Bruto da Produção Agropecuária são produzidos por agricultores familiares. Vêm daí também 84% da mandioca, 5,8% da produção de suínos, 54% da bovinocultura de leite, 49% do milho e 40% de aves e ovos.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282435/visualizar/