Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 13 de Agosto de 2006 às 16:10

    Imprimir


O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que leva o primeiro carregamento de ajuda humanitária do Brasil para o Líbano chegou hoje por volta das 14h (hora de Brasília) em Adana, de onde decola terça-feira para a capital libanesa, Beirute. A aeronave transporta nove toneladas de remédios, roupas, cobertores e alimentos.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fará a entrega oficial do carregamento às autoridades libanesas. Em Adana, cerca de 300 brasileiros aguardam transporte para o Brasil. Eles deverão sair da Turquia em vôos da Varig e da FAB.

O comandante da missão de ajuda humanitária, tenente-coronel Saulo Valadares, informou que já obteve autorização israelense para sobrevoar o espaço aéreo libanês e que o pouso da aeronave brasileira será no Aeroporto Internacional de Beirute. Segundo comunicado dos controladores do aeroporto, entretanto, o avião deve deixar o solo libanês antes de o dia escurecer.

O documento alerta que a aeronave deve pousar com combustível suficiente para que, em caso de emergência, possa deixar o Líbano sem necessidade de reabastecimento naquele país. Da cidade de Adana até Beirute, o tempo previsto de vôo é de cerca de uma hora e meia.

"Recebemos um documento com orientações para chegar ao Líbano por um corredor aéreo definido mediante acordo entre as autoridades israelenses e libanesas", afirmou o chefe da missão brasileira. Segundo ele, o comunicado diz que uma das pistas de decolagem do aeroporto de Beirute foi bombardeada e ainda não pôde ser totalmente recuperada.

Para garantir uma decolagem segura, os militares brasileiros vão fazer uma avaliação das condições da pista para realizar uma operação sem maiores riscos.

Para que a missão de ajuda humanitária possa chegar até Beirute, o Brasil pediu autorização de sobrevôo à Argélia, Cabo Verde, Grécia, Ilhas Canárias, Itália, Senegal, Síria, Tunísia e Turquia, além de Israel e Líbano.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283137/visualizar/