Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Agosto de 2006 às 07:25

    Imprimir


As dezenas de incêndios que continuam ativos na Galícia (noroeste da Espanha) ameaçavam de novo neste sábado as cidades de Santiago de Compostela e Orense.

O porto de Vigo, que esteve envolto nos últimos dias por uma espessa nuvem de fumaça e cinzas, emanava um forte cheiro de queimado. Vários terrenos devastados podiam ser vistos em torno da cidade.

A Costa da Morte, que fica no norte de Vigo e tem esse nome por causa do grande número de barcos ali naufragados, se encontra cada vez mais afetada pelos incêndios, especialmente as localidades de Dumbría e Cee, afirmou um porta-voz do governo regional galego. Um total de 77 focos - 47 deles sob controle - seguiam ativos na Galícia, segundo o porta-voz. No entanto, as chamas poderiam aumentar devido às altas temperaturas.

Mais de 7 mil pessoas, entre elas 1,4 mil militares e 400 voluntários, foram mobilizados para fazer frente aos incêndios, em um dispositivo "sem precedentes", segundo o governo central socialista, e considerado "insuficiente" pela oposição conservadora.

O governo espanhol estima que a onda de incêndios que atinge a Galícia desde 4 de agosto foi "intencional" ou mesmo "planejada". "Foram encontradas bombas incendiárias", disse o porta-voz do governo regional.

No total, 22 pessoas foram detidas desde 1º de agosto na Galícia em relação a estes fatos, segundo a Guarda Civil. Entre os detidos, figura um membro de uma brigada contra incêndios e um guarda florestal.

O fogo foi alimentado pelas condições meteorológicas na Espanha, que sofre seu terceiro ano consecutivo de seca.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283315/visualizar/