Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 23:40

    Imprimir


Fechando a 15ª semana mundial de aleitamento materno, que acontece de 01 a 07 de agosto, com o tema, “Amamentação. Garantir este direito é responsabilidade de todos”, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) realizou reunião com o objetivo de discutir os 25 anos da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes, que trata das responsabilidades e direitos das empresas que comercializam produtos direcionados as crianças em período de amamentação.

Na reunião ficou decidido, segundo orientação da Lei Federal nº. 11265 de 03 de janeiro de 2006, que as empresas que comercializam produtos voltados para crianças em período de amamentação terão que seguir uma serie de normas uma vez que estudos realizados descobriram que essas empresas colocam em dúvida, através da comercialização de seus produtos, a capacidade da mãe realizar a amamentação do seu filho.

De acordo com a Técnica da Saúde da Criança, Sonia Pereira da Silva, os fabricantes de produtos como, leites modificados, papinhas, chupetas e mamadeiras não mais poderão utilizar artifícios de propagandas para difundir ou facilitar a venda de seus produtos. “Antes as empresas realizavam promoções, onde a pessoa comprava uma lata de leite e levava uma mamadeira de brinde, incitando desse modo à substituição do aleitamento materno pelo artificial. Daqui por diante todos os métodos auxiliares de aleitamento deverão conter, em local visível, mensagem que diga claramente que nenhum método de aleitamento substitui a amamentação”, explicou a técnica.

Em Mato Grosso a Secretaria de Estado de Saúde, desenvolve continuamente capacitações que norteiam os três princípios básicos do aleitamento materno, que são a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. “Em todos os seminários e palestras, damos enfoque a esses três princípios, uma vez que eles são a base para que se consiga eficiência no aleitamento materno”, disse Sonia Pereira.

AMAMENTAÇÃO

Especialmente durante a 15ª Semana Mundial do Aleitamento Materno o Ministério da Saúde, seguindo uma política de fortalecimento da prática de aleitamento materno, fornece varias informações às mulheres lactantes para melhor amamentar seus filhos:

O leite é o único alimento capaz de oferecer os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa, ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento não existindo nenhum outro capaz de substituí-lo.

A amamentação traz vantagens tanto para a criança e para a mãe, para a criança é o primeiro contato de carinho entre a mãe e o filho, além do que quando o bebê esta sendo amamentado, ele esta recebendo proteção contra infecções, alergias e outras doenças.

Para a mãe o ato de amamentar faz com que o sangramento pós-parto diminua, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes. A mãe que amamenta perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez.

BANCOS

Cuiabá possui três bancos de leite humano, autorizados a funcionar pelo Ministério da Saúde: um no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), o segundo no Hospital Geral Universitário (HGU), e um terceiro no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. A proposta desses bancos de leite é de servir como suporte para mães que não conseguem alimentar seus bebês ao peito, para mães que tiveram bebês que nasceram de forma prematura e para crianças que foram levadas para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatal logo após o nascimento.

A técnica em ações de Saúde da Criança, da Secretaria de Estado de Saúde, Sonia Pereira, disse que esses bancos de leite humano atendem bem à clientela da capital. “O que é necessário é uma conscientização maior das mães e maior incentivo para que elas doem o leite aos bancos de leite, de forma que eles possam ministrá-los aos bebês que precisam”, explicou ela.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/284552/visualizar/