Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 14:42

    Imprimir


O aumento no número de focos de calor nas reservas indígenas localizadas em Mato Grosso motivou a superintendência de Defesa Civil, a notificar a Fundação Nacional do Índio (Funai), para que a instituição federal faça um trabalho de conscientização junto aos índios no sentido de evitar as queimadas neste período do ano, em que o uso do fogo está proibido.

Em ofício enviado ao diretor da Funai no Estado, o superintendente da Defesa Civil, coronel Arilton Azevedo, coloca a estrutura do Estado à disposição do órgão federal para combater os incêndios registrados nas reservas indígenas.

Segundo Arilton Azevedo, os índios usam o fogo dentro das reservas para a caça de animais. "Os animais são cercados pelo fogo e ficam acuados. Na hora da fuga, são capturados pelos índios, que se posicionam em locais estratégicos", explica. O problema, de acordo com o coronel, é que o fogo usado para a caça foge do controle e destrói áreas imensas da reserva.

Em 2005, os focos de calor em reservas indígenas corresponderam a 5,28% do total de queimadas registradas em Mato Grosso durante o período de proibição. No Estado, há 28 reservas indígenas. Com 45 focos, a reserva indígena do Xingu lidera o ranking de queimadas em terras indígenas.

A preocupação da Defesa Civil se justifica pela baixa umidade relativa do ar, fator que favorece as queimadas. "Entre os dias 7 e 13 de agosto enfrentaremos o período mais seco do ano. A umidade do ar deve variar entre 16% e 20%. Diante dessa situação critica, evitar as queimadas é mais do que uma obrigação - e a população de uma forma geral precisa ter consciência disso", argumentou Arilton Azevedo.

Umidade relativa do ar

Em razão da baixa umidade relativa do ar, a Defesa Civil enviou oficio à secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) recomendando a não realização de campeonatos enquanto a umidade estiver abaixo de 40%. A única exceção são as provas de natação. A Defesa Civil também manteve reuniões com representantes das secretarias de Educação (SEDUC) e Saúde (SES) para a adoção de medidas que possam evitar problemas de saúde na população.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/284665/visualizar/