Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 22:21

    Imprimir


O ditador cubano, Fidel Castro, "recupera-se bem" após ser submetido a uma operação para deter uma hemorragia intestinal, informou nesta terça-feira a chancelaria venezuelana, citando informações provenientes de autoridades cubanas.

"O governo da República Bolivariana da Venezuela recebeu com satisfação as informações provenientes das autoridades cubanas, segundo as quais a recuperação do presidente Fidel Castro é 'boa'", informou em nota o Ministério das Relações Exteriores venezuelano, sem dar mais detalhes sobre a saúde do líder cubano.

A administração do presidente Hugo Chávez, principal aliado de Fidel na região, desejou "a total e rápida recuperação daquele que representou um papel exemplar na condução do povo cubano, tornando-se uma das personalidades mais importantes do mundo moderno".

O deputado e escritor argentino Miguel Bonasso também afirmou à agência Associated Press que assessores de Castro o informaram na noite desta segunda-feira que a cirurgia havia sido "bem sucedida" e que o presidente cubano estava descansando após a operação.

Fidel Castro, 79, foi submetido a uma cirurgia de intestino e delegou provisoriamente o controle do governo cubano a seu irmão Raúl Castro, 75, informou nesta segunda-feira o governo cubano.

É a primeira vez na história da Revolução Cubana que Fidel delega provisoriamente os cargos de primeiro secretário do Partido Comunista, presidente do Conselho de Estado e comandante em chefe das Forças Armadas ao irmão, designado sucessor legal segundo a Constituição cubana.

Fidel completa 80 anos de idade no próximo dia 13 de agosto e está à frente do governo de Cuba desde 1959. Fidel pediu, em um comunicado oficial, que as comemorações que já estão programadas em todo o país sejam adiadas para o dia 2 de dezembro, 50º aniversário do desembarque do iate Granma na costa cubana.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286115/visualizar/