Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 31 de Julho de 2006 às 17:02

    Imprimir


Termina no dia 2 de agosto (60 dias antes da eleição) o prazo para os juízes eleitorais de todo o País convocarem, por edital, os mesários que prestarão serviço à Justiça Eleitoral no dia da eleição. Nas eleições de 2006, os cartórios eleitorais mineiros convocarão, em todo o Estado, cerca de 167 mil eleitores para atuarem como mesários perante as mesas receptoras de votos.

Desses, 19.915 trabalharão na capital. Em Belo Horizonte, onde o número de eleitores por seção pode chegar a 500, as mesas receptoras de votos atuarão com cinco mesários. Nas zonas eleitorais do interior, cujo número de eleitores por seção é limitado a 400, as mesas receptoras de votos serão compostas por quatro mesários.

Ao atuar como mesário, o trabalhador tem direito a dois dias de folga por dia trabalhado, de acordo com o artigo 98 da Lei das Eleições. Em Minas, cada mesário terá, ainda, direito a vale-alimentação no valor de dez reais (caso haja segundo turno, o mesário receberá novamente o vale-alimentação no mesmo valor). O trabalho como mesário também poderá servir como critério de desempate entre candidatos que prestarem concurso público, caso assim determine o edital.

Inscrição voluntária Grande parte dos mesários que irão trabalhar nas eleições de 2006 em Minas inscreveu-se voluntariamente. Apenas pela internet, de julho de 2004 para cá, mais de 11 mil pessoas se inscreveram voluntariamente para trabalhar nas eleições em Minas, sem contar as inscrições feitas diretamente nos cartórios eleitorais e pelo Disque-Eleitor. Só nos sete maiores colégios eleitorais mineiros registraram-se cerca de 18 mil inscrições, correspondendo a 45% dos mais de 40 mil mesários que irão trabalhar, este ano, em Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Betim e Uberaba.

Em Belo Horizonte, maior colégio eleitoral de Minas Gerais (1.742.843 eleitores), foram feitas cerca de 12 mil inscrições voluntárias nas 18 zonas eleitorais, o correspondente a cerca de 60% do total de mesários necessários para a Capital. Em Contagem, segundo maior colégio eleitoral do Estado (389.262 eleitores), em um universo de 4.376 mesários necessários ao pleito deste ano, os voluntários representam quase 30% (1.271 inscrições, das quais 599 feitas nos cartórios e 672 pela internet, nas cinco zonas eleitorais).

Já em Juiz de Fora (quarto maior colégio eleitoral ¿ 354.929 eleitores), foram registradas 1.697 inscrições, sendo 1.327 nos cartórios e 370 pela internet. Os voluntários representam cerca de 40% dos 4.232 mesários necessários à eleição nas cinco zonas eleitorais daquela cidade.

A situação das inscrições dos mesários voluntários, de 2004 a 2006, nas demais cidades, é a seguinte: em Uberlândia, 983 inscrições nas cinco zonas eleitorais; em Montes Claros, 753 nas quatro zonas; em Betim, 593 nas três zonas; e, em Uberaba, 1.116 inscrições nas três zonas eleitorais.

Os interessados em se inscreverem como mesários devem procurar o seu respectivo cartório eleitoral. As inscrições também podem ser feitas através do Disque-Eleitor de Minas Gerais (31 - 3291-0004), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os cartórios eleitorais de Belo Horizonte já convocaram todos os mesários para as eleições de 2006 (o último edital de convocação foi publicado nessa sexta-feira, dia 28). A partir dessa data, os eleitores da Capital que se inscreverem como mesários permanecerão no banco de dados dos cartórios eleitorais para as próximas eleições. Caso haja algum impedimento dos mesários já convocados, o eleitor inscrito voluntariamente como mesário poderá trabalhar ainda nas eleições 2006, a título de substituição.

Cabe ao mesário zelar pela ordem e pelo andamento da votação na seção eleitoral. Sob sua responsabilidade estão as urnas eletrônicas utilizadas no dia da eleição, a segurança e o sigilo do voto.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286396/visualizar/