Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 31 de Julho de 2006 às 14:31

    Imprimir


(Cuiabá/MT – 31/07) – O cartório da 8ª Zona Eleitoral, com sede em Alto Araguaia, já conseguiu entregar mais de 80 por cento dos títulos reimpressos por conta do processo de remoção de Zonas Eleitorais. A 8ª recebeu em sua jurisdição o município de Alto Garças, que era sede da 11ª Zona Eleitoral. A remoção provocou a reimpressão dos títulos de todos os eleitores da cidade, já que foram alteradas, nos documentos, o número de seção e de Zona Eleitoral. “Fizemos três mutirões logo no início, em finais de semana, usando como base o salão paroquial. Agora, o que falta entregar está no Posto Eleitoral”, informou Divino Alexandre de Souza, servidor do Cartório de Alto Araguaia.

Porém, segundo Divino, o juiz eleitoral Fernando da Fonseca Melo vai determinar a realização de um novo mutirão antes da realização das eleições, objetivando entregar os documentos que ainda faltam ser resgatados pelos eleitores. “Dos 6.786 títulos reimpressos, já conseguimos entregar pouco mais de 5.100 documentos”, revelou, explicando que o “segredo” do trabalho realizado foi ir ao encontro do eleitor. “Se ficarmos esperando no Cartório o eleitor não aparece”, disse Divino, com experiência. O servidor trabalha desde 1994 no Cartório de Alto Araguaia.

O processo de remoção de Zonas Eleitorais foi iniciado em 2004 e objetivou tornar a Justiça Eleitoral mais presente em cidades distantes, em especial na fronteira com o Estado do Pará e no Vale do Araguaia, e em regiões que estão apresentado acelerado processo de desenvolvimento. Mato Grosso não se encaixa em vários critérios para a criação de novas regiões eleitorais, como a existência de um mínimo de 50 mil eleitores na nova região. Conseqüentemente, a opção foi a reestruturação das atuais 60 Zonas Eleitorais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286444/visualizar/