Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 31 de Julho de 2006 às 08:10

    Imprimir


A taxa anualizada de inflação no grupo de 12 países que compõem a zona do euro registrou alta de 2,5% em julho, enquanto o nível de confiança na economia da região atingiu o maior nível em cinco anos, informaram nesta segunda-feira o BCE (Banco Central Europeu) e a Comissão Européia, o órgão executivo da União Européia (UE).

O índice de confiança na economia apurado pela comissão (que inclui todos os setores, entre indústria, serviços, varejo, construção civil e consumo) atingiu 107,7 pontos para a zona do euro e 109,3 para os 25 países da UE --crescimento, em ambos, de 0,6 pontos em relação a junho.

Segundo a comissão, os sinais de maior otimismo foram registrados nos setores da indústria e de construção, enquanto o setor varejista apresentou sinais de pessimismo.

Os preços do petróleo e o ritmo lento do crescimento econômico europeu se equilibraram para manter a previsão do BCE em pouco menos de 2% neste ano. O índice de inflação anunciado hoje é o mesmo registrado em junho e maio. Em abril, havia ficado em 2,4% e, em março, em 2,2%.

A Eurostat (agência de estatísticas do bloco econômico europeu) irá divulgar detalhes da leitura da inflação referente a este mês quando publicar os dados finais sobre preços na UE, no dia 17 de agosto.

O BCE vem afirmando que tem de manter uma "forte vigilância" sobre a inflação e agir se houver risco à estabilidade de preços, quando a economia européia começar a ganhar impulso.

O indicador do clima para negócios na zona do euro, elaborado pela comissão, no entanto, refletiu o ainda fraco cenário para a demanda doméstica, ficando em 1,37 pontos neste mês, contra 1,43 de junho. O nível, mesmo assim, é considerado "muito alto", não visto desde 2000.

A comissão rebaixou no mês passado sua expectativa de crescimento para a zona do euro para 0,6% no segundo trimestre deste ano e 0,5% no terceiro. Para 2006, a expectativa é de um crescimento de 2,1%.

Na quinta-feira, o BCE deve se encontrar para discutir sua taxa de juros. A expectativa é de que o banco eleva a taxa em mais 0,25 ponto percentual, para 3% ao ano.

A zona do euro é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal (a Eslovênia deve passar a utilizar a moeda comum européia a partir de 1º de janeiro de de 2007). A União Européia inclui, além destes, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, Hungria, Estônia, Lituânia, Letônia, Malta e Chipre.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286527/visualizar/