Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 05 de Julho de 2006 às 08:15

    Imprimir


O município de São Paulo encerrou junho com deflação de 0,31%, acumulando no primeiro semestre do ano variação positiva de 0,08%, melhor desempenho para o período desde o início do Plano Real --implantado em julho de 1994. Os dados foram divulgados hoje pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP).

A deflação foi menor que a projetada pelo coordenador do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, Paulo Picchetti, que previa recuo próximo de 0,40%. Já os analistas de mercado, segundo pesquisa semanal realizada pelo Banco Central, projetavam uma retração de 0,17% para o índice no período.

A queda média de preços verificada em junho é também a maior para um mês fechado desde maio de 1999, quando a deflação atingiu 0,37%.

Tanto no mês quanto no semestre o destaque de queda em São Paulo ficou com os alimentos. Os preços do grupo Alimentação recuaram, em média, 1,36% em junho e registraram em seis meses retração de 3,72%.

Os demais itens que fazem parte da pesquisa da Fipe apontaram as seguintes variações no mês passado: Habitação (0,17%); Transportes (-0,32%); Despesas Pessoais (-0,30%); Saúde (0,06%); Vestuário (0,45%); e Educação (0,04%).

A previsão da Fipe para o ano é de inflação em torno de 4%. Entretanto, com os dados de junho, o coordenador da pesquisa da fundação, Paulo Picchetti, poderá alterar essa projeção.

Para o segundo semestre, o economista avalia que os insumos, as matérias-primas e a possibilidade de realinhamento do câmbio deverão pressionar um pouco a inflação. Ainda assim ele prevê que o IPC-Fipe continuará baixo na segunda parte do ano.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290763/visualizar/