Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 10:31

    Imprimir


O agronegócio desempenhou, nas últimas décadas, papel extraordinário na > economia brasileira, apesar de suas adversidades naturais - intempéries climáticas, disseminação de pragas, entre outras. Contribuiu para a reversão das contas externas (a atividade acumulou saldo comercial da ordem de US$ 155 bilhões, entre 1997 e 2005), para a queda inflação e para a melhoria da renda disponível das famílias, além de criar novos pólos de crescimento econômico e emprego, ao desconcentrar riquezas acumuladas no eixo Sudeste-Sul.

Mas, o setor recebeu pouca atenção do Poder Público no tratamento de questões vitais à sua sustentação e ao seu desenvolvimento como, por exemplo, a necessidade de maior controle sobre o custo de insumos e a alocação de recursos para pesquisas voltadas ao aumento da produtividade.

A idéia da implantação de uma plataforma global do agronegócio surgiu dessa realidade. Critérios de avaliação do desempenho, baseados nos resultados obtidos pelo produtor e na aptidão da zona de produção, passariam a orientar o seguro e a concessão do crédito rural. Em relação a insumos, caberia desonerar os tributos federais incidentes sobre os derivados de petróleo destinados à produção e ao transporte de produtos agropecuários. A redução no custo final do combustível teria reflexos positivos sobre os preços do frete e, conseqüentemente, sobre os gastos com fertilizantes e defensivos e na rentabilidade do produtor. No caso da infra-estrutura, parcela majoritária dos recursos arrecadados por meio CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) seria efetivamente direcionada para programas específicos de fortalecimento deste setor.

Além da instituição da plataforma global, pretende-se buscar saídas para o endividamento atual dos produtores. Em linhas gerais, possibilitar tanto a renegociação das dívidas quanto o acesso ao crédito em safras futuras. Finalizando, haveria ainda a modelagem de novas formas de financiamento que tirem proveito da enorme liquidez global, do próprio potencial produtivo das lavouras de grãos, da existência de novas ferramentas financeiras e da legislação pertinente ao tema.

O ciclo de debates Simplificando o Brasil foi lançado em março de 2005 pela Fecomercio. A idéia é transformar as propostas, resultantes das discussões promovidas a partir desse estudo, em um documento que sirva efetivamente como uma ferramenta que ajude as autoridades brasileiras a garantir o crescimento econômico sustentado do País. Pela Fecomercio participam do quarto módulo de debates, que tem como tema o Agronegócio, o presidente da Casa, Abram Szajman, e o presidente do Conselho de Planejamento Estratégico da Federação, Paulo Rabello de Castro. Pela RC Consultores, Fábio Silveira. Os debatedores escolhidos são: Ivan Wedekin (secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Américo Utumi (representante da Organização das Cooperativas Brasileiras) e Sebastião Costa Guedes (presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte).





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291848/visualizar/