Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 27 de Junho de 2006 às 13:37

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, afirmou hoje que conseguiu "arrumar a casa" em referência à situação econômica do País. Lula afirmou nesta terça-feira que seu governo foi o responsável por ter colocado a "desarranjada" economia brasileira nos eixos e ter feito com que o país não dependesse mais do Fundo Monetário Internacional (FMI) nem do "sorriso do presidente americano".

"O Brasil que nós pegamos era assim, era uma coisa meio desarranjada, alguns achavam até que o Brasil estava quebrado. O que aconteceu? Aconteceu que nós conseguimos arrumar a casa", disse Lula em discurso na abertura da 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária, em Brasília.

Lula disse que o Brasil conseguiu devolver ao FMI US$ 15 bilhões em 2005 e pagar dívidas feitas no governo de José Sarney. Sem mencionar sua candidatura à reeleição diretamente, Lula reiterou a meta de cumprir os compromissos internacionais, inclusive aqueles firmados em governos anteriores. "A gente, quando casa com a viúva, tem que herdar os filhos também", brincou o presidente.

O presidente deu mais uma alfinetada em seu antecessor, o PSDB, principal adversário de Lula nestas eleições. "O Brasil não estava preparado para cuidar da parte mais pobre da população."

As palavras do presidente sugerem uma resposta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que afirmou no início da semana ser o governo Lula campeão apenas em uma área, a da corrupção.

Este é o segundo evento público que Lula participa desde a confirmação de sua candidatura em convenção nacional do PT em Brasília. Ontem, Lula participou de comemoração aos 50 anos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em São Paulo, quando falou apenas sobre o biodiesel. Cooperativas

No evento, Lula defendeu que, para fortalecer as cooperativas não bastam leis, é preciso haver um processo de convencimento da sociedade sobre a importância dessas organizações.

De acordo com o presidente, o pequeno empreendedor é o que mais honra os compromissos financeiros. "Nós descobrimos com o tempo que o melhor pagador do Brasil é o pequeno, porque ele tem como valor patrimonial o seu nome, o nome da sua família e a sua honra. Pagar para ele não é uma questão eminentemente econômica, é uma questão de caráter".





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292203/visualizar/