Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Junho de 2006 às 18:00

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) dá atenção aos segmentos especiais da população com serviços diferenciados, oferecidos pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa, que transformaram o conceito de atendimento a usuários do SUS. Para comemorar os 25 anos de prestação desses serviços a Saúde do Estado, lança uma chancela comemorativa do Jubileu de Prata do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea, e um lote de 12 selos com a foto do Bispo Francisco de Aquino Côrrea (Dom Aquino).

A chancela (uma espécie de carimbo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) será usada em todas as correspondências da Secretaria de Estado de Saúde que forem postadas na agência Paiaguás, dos Correios, durante um período de 30 dias. Após expirado o prazo o carimbo será enviado ao Museu Filatélico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos onde ficará guardado como parte do acervo do museu.

A atual diretoria do Centro preparou, para o dia 03 de julho, uma manhã de atividades. Primeiro será realizada uma missa solene em homenagem aos serviços prestados de assistência de média e alta complexidade da reabilitação em atenção aos pessoas portadores de necessidades especiais. Depois os 12 selos serão carimbados com a chancela da Saúde por autoridades especialmente convidadas à comemoração. A seguir três funcionários serão homenageados pela relevância na prestação dos serviços e pelo reconhecimento da causa na atenção aos portadores de necessidades especiais.

Como encerramento das atividades comemorativas haverá atividades culturais, apresentação do coral do Cridac e um delicioso café da manhã para os servidores e convidados. “Na atualidade o Cridac é considerado, pelo Ministério da Saúde, como referência das instituições públicas que mais avançou na rede de assistência a pessoa com deficiência”, lembrou Pedro D’Ornellas.

HISTÓRIA DO CRIDAC - O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea, foi criado em 1980, pela lei 4.276, por um grupo de profissionais da Saúde que contava coma participação da então 1ª Dama Estadual, Maria Lígia Borges Garcia, se constituindo uma entidade de direito privado sem fins lucrativos e vinculada a Secretaria de Estado de Saúde como unidade ambulatorial para ofertar ações e serviços de reabilitação. O Centro foi transformado em unidade descentralizada da Saúde do Estado pela lei complementar 181 de 13 de julho de 2004 atendendo a política de atuação do Governo Blairo Maggi.

DOM AQUINO – Francisco de Aquino Correa nasceu em Cuiabá, na chácara Bela Vista, em 02 de abril de 1885 e morreu em 22 de março de 1956. Foi ordenado padre em 17 de janeiro de 1909 e sagrado Bispo em 02 de abril de 1914, com apenas 29 anos, sendo o bispo mais jovem do mundo, até aquela data. Dom Aquino Correa foi nomeado, pelo presidente da República, Washington Luís, presidente do Estado de Mato Grosso em 22 de janeiro de 1918, cargo que exerceu até 1922. Fundou o Instituto Histórico de Mato Grosso e inaugurou a Academia Mato-grossense de Letras, da qual se tornou membro em 1927.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293438/visualizar/