Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 21 de Junho de 2006 às 07:23

    Imprimir


A cadeia produtiva do biodiesel, como alternativa de combustível renovável, foi o tema da audiência pública realizada nesta terça-feira (20), na Assembléia Legislativa. A audiência é de autoria dos deputados José Riva e Eliene Lima, ambos do PP, e contou com representantes de vários órgãos estaduais e municipais.

Na opinião do primeiro secretário José Riva, a atual estrutura nacional de produção de biodiesel pode ser caracterizada como incipiente e fortemente baseada em experiências como plantas-piloto, o que resulta num volume de produção bastante reduzido.

“O biodiesel é uma das alternativas do futuro proporcionando também geração de empregos, através da cultura do pinhão manso”, explicou.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o pinhão manso é um arbusto pequeno que pode alcançar uma altura entre três e seis metros. Depois de um ano de vida pesa em torno de 200 quilos de biomassa por planta e contém aproximadamente 25% de matéria seca.

De acordo com o parlamentar Eliene Lima, o biodiesel traz várias vantagens à natureza e Mato Grosso oferece uma enorme expansão para esse investimento. “Ele evita acumulo de resíduos na atmosfera, vai gerar empregos e teremos novas plantações preservando ainda o meio ambiente”, destacou Eliene.

Outro aspecto observado foi relacionado aos estudos desenvolvidos pelos Ministérios do Desenvolvimento agrário, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que mostram que a cada 1% de substituição de óleo diesel por biodiesel, produzido com a participação da agricultura familiar, pode garantir a geração de cerca de 50 mil empregos no campo.

O evento contou também com as participações dos deputados petistas, Ságuas Moraes e Verinha Araújo, e ainda com o parlamentar Alencar Soares e vários prefeitos, proporcionando um estudo maior sobre o tema para detectar onde os agricultores mato-grossenses poderão investir em novas plantações para o biodiesel.

A audiência tratou também de assuntos pertinentes à lei 8.503, de 09 de junho deste ano, de autoria do deputado Riva, e teve como principal meta debater a diminuição da emissão de gás poluente na atmosfera e tornar o Estado um pólo de difusão e pesquisa sobre combustíveis renováveis.

O biodiesel pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

Para Ságuas Moraes, o estado de Mato Grosso é um potencial que precisa ser melhor explorado através da biodiversidade. O deputado argumenta que a exploração dessas culturas para o combustível renovável vai colocar o Estado como uma das fontes de geração de novos empregos.

“O programa é extremamente viável em Mato Grosso. Vamos avançar ainda mais neste aspecto”, ressaltou Ságuas.

Aproveitando o tema, nos últimos meses, Riva vem realizando seguidas reuniões no Estado para estimular produtores rurais para o plantio de pinhão manso. Um desses exemplos é o produtor Salim Abdala, que vem investindo na oleaginosa há alguns meses e se diz satisfeito com a plantação.

“O pinhão ainda está em fase de plantação e resolvi investir nessa cultura porque é a que mais produz óleo para o biodiesel. É a cultura mais rentável para o pequeno produtor”, afirmou Salim.





Fonte: Tangará News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293558/visualizar/