Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Junho de 2006 às 06:32
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Vinte e cinco Municípios de Mato Grosso participam do 1º Encontro Nacional de Coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em Brasília. O evento, que vai até quarta-feira (21.06), reúne cerca de 1,5 mil coordenadores dos Centros de todo país, com o objetivo de integrar políticas dos programas sociais do Governo Federal. O encontro é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

“O encontro é de extrema importância, pois oferece todas as informações necessárias aos coordenadores do CRAS para a melhoria do atendimento ao usuário da assistência social. O evento discute principalmente a melhor forma de atender às famílias beneficiárias do Bolsa Família, um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias pobres”, destacou o superintendente de Assistência Social da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Agnaldo Garrido.

Segundo a diretora de gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) do MDS, Simone Aparecida Albuquerque, a principal finalidade é discutir a forma que os Centros de Referência adotarão para acompanhar as famílias que recebem o Bolsa Família e não cumprem a condicionalidade de manter suas crianças e adolescentes freqüentando a escola. “Mato Grosso participou de todo processo de construção do SUAS e conta com vários CRAS implantados. É um Estado que conseguiu 100% de adesão dos Municípios ao sistema e, com certeza, nos auxiliará a garantir a dignidade da população carente”, ressaltou.

A gestora do Município de Conquista D’Oeste (571 km a Oeste de Cuiabá), Laquime Nunes Pereira Guse, avaliou o encontro como uma forma de aprimorar conhecimentos com relação aos programas sociais. “Durante o evento, trabalhamos os programas sociais de forma integrada, trocando experiências com coordenadores e gestores de demais Municípios do país. Todas as orientações repassadas vêm de encontro àquelas que recebemos constantemente do Estado”, frisou.

CRAS – Esses centros são espaços físicos localizados estrategicamente em áreas de pobreza. O CRAS presta atendimento socioassistencial, articula os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando a rede de proteção social básica. Cada unidade do CRAS conta com coordenador, assistentes sociais, psicólogos, atendente administrativo, estagiários e eventuais profissionais de outras áreas. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293569/visualizar/