Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 13 de Junho de 2006 às 09:00

    Imprimir


Por um erro de contagem, a CBF pode comemorar antes da hora o centésimo jogo de Ronaldo pela seleção principal.

Em seu guia oficial para a Copa da Alemanha, a entidade diz que o atacante tem 99 jogos pelo time nacional, assim como no site especial que montou para a competição mundial.

Assim, ele completaria o seu centenário de partidas hoje, contra a Croácia, em Berlim.

Mas, na verdade, Ronaldo soma 98 partidas pelo Brasil (sem contar, como faz a própria CBF e a Fifa, os confrontos pelo time olímpico em 1996).

São várias as fontes que mostram essa contabilidade. A começar por levantamentos feitos pela CBF e pela assessoria do jogador. Em agosto de 2004, a entidade lançou "Seleção Brasileira - 90 Anos", obra com a ficha de todos os jogos e atletas que defenderam a seleção.

No livro, Ronaldo aparecia com 84 jogos. De lá para cá, ele fez mais 14, o que dá 98.

No site oficial do jogador, ele aparece com 107 partidas pelo Brasil, mas ali estão somados nove jogos pelo time olímpico. Sem eles, são 98 confrontos do Brasil com Ronaldo em campo.

A antiga assessoria do atacante divulgou no final de 2004 planilha que também indicaria 98 partidas se fosse atualizada.

Historiadores da seleção também apontam a incorreção na contagem da CBF. É o caso do gaúcho Paulo Fortunato. Em seus levantamentos no site www.aceg-rs.com.br/selecao_anual.htm, ele aponta Ronaldo com 98 jogos na seleção principal.

Fortunato, aliás, critica a precisão das informações estatísticas divulgadas pela CBF.

A entidade já deu errata no guia distribuído para jornalistas de todo o mundo. Nele, aparece que Ronaldo marcou 13 gols em Copas até hoje. Na verdade, são 12. Se marcar três neste Mundial, ele irá se transformar no maior artilheiro das Copas, superando Gerd Müller, alemão que fez 14 tentos.

Depois de criticar a imprensa no domingo, Ronaldo não falou ontem. Nos dias anteriores, disse que sua meta é ganhar o hexa, mas que ficaria muito honrado se superar recordes.

Colaborou Tales Torraga, da Reportagem Local





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295068/visualizar/