Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Dezembro de 2013 às 15:46

    Imprimir


 A abertura solene do XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, nesta terça-feira (3), foi uma celebração dos trabalhos realizados pelas instituições em prol da sociedade ao longo dos anos. Com um auditório lotado, a solenidade foi iniciada com a fala do anfitrião, o presidente do TCE-ES conselheiro Sebastião Carlos Ranna, seguido do presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim; do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Severiano Costandrade Aguiar; do presidente do TCU, Ministro Augusto Nardes e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.


 
Em sua fala, o conselheiro Carlos Ranna comemorou o grande número de membros inscritos no congresso. Disse, ainda, que falar de Tribunais de Contas significa falar de temas de interesse social, inclusive saúde, educação e sustentabilidade. "O papel do Tribunal é contribuir para um mundo melhor", finalizando sua fala com uma frase do ministro emérito Ayres Britto: A silhueta da verdade só se assenta em vestidos transparentes". A utilidade das Cortes de Contas também foi defendida pelos demais componentes da mesa de abertura em seus discursos.


 
O presidente da Atricon afirmou que nesta quarta-feira (4) vai apresentar alguns trabalhos que serão pioneiros no controle externo. "Não adianta forças políticas tentarem atravessar. Os produtos que serão apresentados amanhã farão parte da história dos próximos cinco ou 10 anos", afirmou.


 
Entre as autoridades da mesa, ainda estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Espirito Santo, Theodorico Ferraço, e o presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Valls Feu Rosa. A solenidade também contou com apresentação musical da banda da Polícia Militar e a interpretação do hino do Espírito Santo, na voz da cantora lírica Natércia Lopes.


 
A abertura solene foi realizada com palestra magna do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes. Em sua fala, ele comentou a importância da evolução do controle externo para o Brasil.


 
Nardes destacou os trabalhos de Auditoria Coordenadas nas áreas do Meio Ambiente, realizadas nos Estados da Amazônia, e de Educação. “Hoje nós temos um retrato do Ensino Médio no Brasil”, comemorou. Para o ministro, a reunião de conselheiros de vários Estados é motivo de comemoração e acelera a integração dos Tribunais de Contas, o que, segundo ele, é uma evolução.


 
Lembrando a Copa do Mundo de 2014, Nardes perguntou se o país será capaz de receber bem os visitantes. “Espero que sejamos uma pátria de toda a Nação, mas para isso pretendemos transformar este país”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2956/visualizar/