Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 13:56

    Imprimir


A Alemanha bateu a Costa Rica por 4 a 2 no jogo de abertura da Copa do Mundo, na tarde desta sexta-feira, em Munique, com gols do lateral-esquerdo Lahm, do meia Frings e dois do atacante Klose.

Com o resultado, os alemães protagonizaram o jogo inaugural de um Mundial com o maior número de gols desde 1934, embora a Fifa tenha passado a reconhecer jogos oficiais de abertura apenas em 1966, na Inglaterra.

Desde 1966, apenas em 1998, quando o Brasil bateu a Escócia por 2 a 1, um jogo de abertura de Copa do Mundo superara a marca de um gol. Em quatro oportunidades, houve empates sem gols e, em outras seis, placares magros de 1 a 0 caracterizaram a partida inaugural.

Cinco gols, uma abertura de Copa do Mundo não assistia desde 1934, quando os italianos, jogando em casa, massacraram os norte-americanos por 7 a 1.

A Alemanha, que lembrou a seleção francesa de 1998 na execução do hino de seu país, com os jogadores cantando todos abraçados, mostrou um ataque capaz de criar boas chances de gol, porém uma defesa frágil sobretudo na estratégia de deixar os atacantes adversários em posição de impedimento.

No dia de seu 28º aniversário, o atacante Miroslav Klose, de origem polonesa, repetiu a boa atuação que tivera quatro anos atrás, quando marcou três dos oito gols alemães na estréia da seleção na Copa de 2002, contra a Arábia Saudita.

Com a vitória, a Alemanha saiu na frente no grupo A do Mundial, que conta ainda com Equador e Polônia, e evitou as zebras que costumam rondar jogos de abertura. Em 1982 e 1990, a então campeã Argentina foi surpreendida por Bélgica e Camarões, respectivamente. E em 2002, a França perdeu para Senegal. Todos os jogos terminaram 1 a 0 para o azarão.

O jogo

A partida começou muito aberta. Logo no início, aos 4min, o meia Frings chutou forte de fora da área, por cima do gol do costarriquenho Porras.

Aos 6min, a Alemanha abriu o placar. Depois de dividida do atacante Klose na entrada da área, a bola sobrou para Lahm na esquerda. O lateral aplicou um belo drible e chutou colocado, no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro adversário.

Os anfitriões não se contentaram com a vantagem e continuaram pressionando os centro-americanos. Antes dos 10min, já haviam criado outra boa chance, quando Porras interceptou um lançamento de Schweinsteiger para Klose.

Quando o jogo parecia fácil para os alemães, a Costa Rica empatou. Aos 13min, após bela troca de passes no meio-campo, o atacante Wanchope se aproveitou do posicionamento em linha da defesa alemã e, após receber sozinho, em posição legal, na frente do goleiro Lehmann, tocou no canto direito.

A equipe do treinador Alexandre Guimarães teve, entretanto, pouco tempo para comemorar. Aos 17min, Schweinsteiger recebeu pela direita da grande área, limpou um defensor e cruzou para Klose. Sozinho na pequena área, o atacante apenas tocou para o gol.

A partir daí, o ritmo da partida diminuiu. Até o fim do primeiro tempo, a Alemanha controlou as ações no meio-de-campo e por vezes arriscou, com algum perigo, chutes de fora da área.

O segundo tempo começou num ritmo bem mais lento do que o primeiro. A Alemanha continuava a dominar o jogo diante de uma Costa Rica que mostrava pouco potencial ofensivo. Porém, após os 15 minutos, a partida voltou a ficar movimentada.

Aos 16min, em jogada pela esquerda, Lahm cruzou para forte cabeceio de Klose. O goleiro Porras realizou grande defesa, mas a bola sobrou para o mesmo Klose, que teve apenas o trabalho de tocar para as redes, aumentando para os alemães.

Quando a partida já parecia decidida, a Costa Rica diminuiu o placar, aproveitando-se novamente de uma falha da defesa alemã, que assim como no primeiro gol tentou deixar o ataque adversário em impedimento.

Aos 28min, o atacante Wanchope recebeu do meia Centeno e, em posição de impedimento, tocou na saída do goleiro Lehmann, fazendo o seu segundo gol no jogo.

Contudo, a Costa Rica não conseguiu pressionar os donos da casa em nenhum momento e, aos 42min, a Alemanha fez o seu quarto gol.

Após cobrança de falta na intermediária esquerda do seu ataque, o meia Frings recebeu e, de muito longe, acertou o ângulo esquerdo do goleiro Porras, que nada pode fazer.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295830/visualizar/