Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 01 de Fevereiro de 2013 às 08:57
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


Reprodução
Geller é oficializado pelo ministro Mendes Ribeiro gestor da SPA
Geller é oficializado pelo ministro Mendes Ribeiro gestor da SPA

“Homem do campo”, “homem da roça”. Sob a égide destas apreciações, proferidas pelos mais importantes membros da classe produtora e política de Mato Grosso, o secretário de Políticas Agrícolas, Neri Geller, foi apresentado aos principais gestores do agronegócio (conjunto de atividades vinculadas com a agropecuária) e empresários de diversos setores , em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (31) na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

O pecuarista Rui Padro, presidente da federação, abriu a série de homenagens a que Geller foi submetido. “Mato Grosso não poderia estar melhor representado, Geller é um homem que iniciou sua vida trabalhando no campo, e entende como poucos o tratamento que deve ser dado a essa área, tão importante para a economia mato-grossense”

Avaliação do presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja) destacou a história de vida do secretário. “O Ministério da Agricultura não poderia ter escolhido melhor pessoa para comandar a Secretaria de Políticas Agrícolas; o trabalho realizado pelo deputado Homero Pereira (PSD), que engendrou toda a situação para colocar o nome de Neri como consenso, merece reconhecimento pelo feito”.

O senador Blairo Maggi (PR) também optou por exaltar a biografia de Geller. “O secretário conhece os meandros da Agricultura, é um homem que iniciou sua vida no campo, e vai saber gerir a pasta com propriedade”. O ex-governador de MT por duas vezes agradeceu o acolhimento da indicação do nome de Geller pelo ministro do Mapa, Mendes Ribeiro, e suscitou o protagonismo do estado em relação à economia. “MT vem alavancando o produto interno bruto (PIB) brasileiro há anos, mostrando aos outros estados como se faz agricultura”.

Por sua vez, Homero Pereira trouxe a luz dos discursos o fato de que Geller é um cidadão trabalhador e justo. “O convite de Geller para assumir a secretaria é uma deferência ao estado de Mato Grosso, feita com sensatez pelo ministro Mendes Ribeiro”.
Mauro Mendes (PSB), prefeito de Cuiabá, comparou a contribuição dada pelas atividades do setor industrial – do qual é egresso, e da agropecuária à economia brasileira.

“Acredito na seriedade e no comprometimento com o qual o secretário vai trabalhar em Brasília, e todos os setores da economia vão ganhar com isso; e Cuiabá, capital de Mato Grosso, estará ao lado de Geller pra ajuda-lo da melhor forma possível”, acrescentou.

O governador Silval Barbosa (PMDB) evidenciou que Geller tem conhecimento de causa para dar mais destaque a agricultura brasileira. “Geller é um homem que conhece produzindo, e sabe que o produtor que consegue produzir aqui em MT, com todos os problemas de infraestrutura e logística que temos, saberá faze-lo em todo o território brasileiro”.

Silval observou que os produtores agropecuários mato-grossense querem ser reconhecidos por aquilo que sabem fazer bem: produzir e ajudar a balança comercial a atingir o superávit, tão perseguido pela União.

É bem Mato Grosso
O último a enfrentar o púlpito para falar sobre o novo gestor da secretaria de Políticas Agrícolas (SPA), Mendes Ribeiro, o homem a frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), projetou a proeminência de Mato Grosso na atividade agropecuária. “Temos que trazer todos os ministros de Agricultura do mundo a este estado, para mostrar a eles como se faz agricultura”.

Finalizou seu discurso elogiando a capacidade de articulação do governador Silval Barbosa, lembrou que esta é a terceira vez que vem ao estado, louvou o trabalho do senador Blairo Maggi e gabou-se da companhia de homens como Fávaro, Homero e Rui Padro, destacando o trabalho desenvolvido por eles.

Geller e o SPA

Neri Geller tomou posse como secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura no dia 7 de janeiro. Neri ocupa o terceiro cargo mais importante da pasta, responsável por ditar as regras da política para o setor rural em nível nacional.

Natural de Selbach (RS), foi assentado da Reforma Agrária na década de 1980 no Rio Grande do Sul, passou pelo Paraná e chegou a Mato Grosso em 1984, no município de Lucas do Rio Verde. Trabalhou na agricultura - da familiar a empresarial. Foi vereador pelo cidade no período de 1996 a 2000 e retornou a Câmara de Lucas do Rio Verde na legislatura posteiror (2000 a 2004). Assumiu a suplência de deputado federal de 2007 a 2011 pelo PSDB.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/29614/visualizar/