Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 20:30
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Delegação da província de Puno, Peru, que veio a Mato Grosso conhecer projetos e experiências do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado encerrou a missão com resultados positivos que atenderam aos objetivos da visita e produziram a assinatura de um Informe Técnico entre Mato Grosso e Puno com vistas a um intercâmbio de Saúde.

O secretário adjunto de Saúde, representando o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, na assinatura do Informe Técnico, afirmou que “os trabalhos da delegação de Puno em Mato Grosso, marca o primeiro passo de uma histórica cooperação entre dois Estados da América Latina. Ainda no segundo semestre de 2006 uma delegação especial de Mato Grosso irá a Puno para finalizar o intercâmbio”.

O diretor de Saúde de Puno, Yoan Mayta Paulet, a diretora de Saúde Individual da província, Honorata Ortega Barriga, e a diretora de Estatística e Epidemiologia, Maritza Zabala Loza, agradeceram a hospitalidade que lhes foi dispensada pelo secretário Augustinho Moro e de toda a equipe da Secretaria de Estado de Saúde. “Fomos muito bem acolhidos por todos”, comentou Maritza Loza. Yoan Mayta estendeu a gratidão dos membros da delegação ao governador Blairo Maggi. “Foi graças a ele, quem primeiro nos convidou para a visita, que estamos aqui, nesse momento”, disse.

Yoan Maita Paulet informou que a equipe peruana parte com várias experiências positivas que serão levadas de Mato Grosso ao Peru para implantação. “O Programa de Saúde da Família, na área da Atenção Básica, o sistema de Tecnologia de Informação (Informática) utilizado pela Saúde do Estado e a Escola de Saúde Pública são experiências que pretendemos aproveitar em Puno”, disse. “Puno está preparando o programa do Sistema Único de Saúde (SUS) há dois anos para implantação. A experiência de Mato Grosso vai ajudar a dar um ponta-pé inicial para melhorar a assistência de saúde para a população do Peru, bem como a capacitação de nossos profissionais”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298913/visualizar/