Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 17:20
Por: Juliana Michaela

    Imprimir


O empresário Amílcar Luis de Menezes utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá, desta quinta-feira ( 25.05), para solicitar apoio dos vereadores à criação de um Projeto de Lei para que restaurantes, bares e lanchonetes disponham de um cardápio específico para diabéticos e hipertensos.

"As pessoas que possuem essas doenças tem muita dificuldade quando precisam se alimentar fora de casa. É necessário haver essa adaptação nos cardápios, pois estaremos realizando um trabalho de saúde preventivo", ressaltou. Menezes acrescentou que o Projeto de Lei também deve constar o cardápio da merenda escolar e a orientação dos lanches servidos nas cantinas.

Amílcar Luis de Menezes salientou que a estimativa é que tenha mais de 300 mil diabéticos no Estado. Ele solicitou apoio dos vereadores para a que Secretaria Municipal de Saúde (SMS) repasse os dados de diabéticos da Capital para que seja criada uma cooperativa.

A tribuna foi requerida pelo vereador Valtenir Pereira (PSB), que se dispôs a reformular o Projeto de Lei apresentado anteriormente pelo ex-vereador Edmilson Prates. O projeto na época não pode ser aprovado, pois era inconstitucional.

O QUE É DIABETES - A Diabete (ou o Diabetes Melitus) é um distúrbio causado pela falta de insulina no organismo, o que faz com que a glicose ingerida fique circulando pelo sangue em vez de se transformar em energia. A insulina é um hormônio necessário para a utilização do açúcar como fonte de energia necessária para a vida diária.

Quando não é tratada de forma adequada, a diabete pode provocar complicações médicas sérias como a insuficiência renal, a cegueira e alterações cardiovasculares e neurológicas. Embora seja uma doença sem cura e com algumas causas ainda desconhecidas, a diabete tem tratamento. Mas, para isso, é preciso reconhecê-la cedo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a diabete é a terceira causa de morte no mundo, superada apenas pelas doenças cardio-circulatórias e pelo câncer. Calcula-se que, de cada 100 pessoas, 7 sofram da doença. No mundo, isto equivale a cerca de 150 milhões de pessoas, e a OMS acredita que, até 2025, o número de vítimas pode dobrar.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298934/visualizar/