Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 18 de Maio de 2006 às 08:06
Por: Sandra Carvalho

    Imprimir


O ex-secretário de Planejamento do Estado e ex-deputado federal Bento Porto faz palestra às 20 horas de hoje (18), em Arenápolis, sobre "O desenvolvimento da Micro-região do Alto Paraguai". Porto fará uma avaliação do que aconteceu com a região nos últimos dez anos e, com a participação dos vários segmentos da sociedade, avaliará alternativas para uma nova etapa de desenvolvimento.

A região do Alto Paraguai perdeu cerca de 26 % de sua população nas duas últimas décadas em decorrência da pressão ambiental sobre os garimpos. "Os garimpeiros, esses trabalhadores brasileiros, pioneiros, abriram aquela região rica e inóspita a partir da década de trinta. Mas, com a malária e outras imensas dificuldades, foram escorraçados como se fossem criminosos ambientais", frisa o ex-deputado.

Ele lamenta que os governos federal e estadual, com tantos técnicos em mineração, engenheiros de minas e geólogos até desempregados, não tenham dado assistência técnica para que a exploração não provocasse danos ao meio ambiente.

"Com o espantalho dos órgãos ambientais, inclusive dos curadores do meio ambiente, e a proibição da atividade garimpeira, uma das fontes principais de renda da região, o comércio começou a fracassar", comenta Bento Porto. Em conseqüência, acrescenta ele, o desemprego foi se alastrando, levando mais de cinco mil desempregados a rumar para a periferia de outros municípios. Para Bento Porto, desempregar tanta gente sem oferecer nenhuma outra opção marca o grau de irresponsabilidade social dos últimos governos.

"Em 1981 conseguimos com os garimpeiros e as lideranças da região afastar uma multinacional da área que já tinha conseguido com o governo federal o direito mineral para retirar diamantes da área deixando os garimpeiros sem trabalho", lembra o ex-deputado.

"Naquela época foi decisivo a união das lideranças vereadores e dos ex- prefeitos Alvino, Alinor , e Cícero de Arenápolis, bem como Alcenor Barreto e tantas outras lideranças de Nortelândia", observa Bento Porto, adiantando trechos da palestra que vai proferir na Câmara Municipal de Arenápolis. Deverão participar da discussão prefeitos, vereadores, representantes de sindicatos, associações, clubes de serviços e demais setores da sociedade organizada.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300392/visualizar/