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Carros & Motos
Terça - 29 de Janeiro de 2013 às 08:56
Por: HAIRTON PONCIANO VOZ

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Honda
Honda Civic 2013 não traz muitas novidades visuais. Foco é o desempenho
Honda Civic 2013 não traz muitas novidades visuais. Foco é o desempenho

Com motor 1.8 de 140 cavalos, o Civic sempre apresentou desempenho muito bom. O modelo da Honda até mesmo chegava a bater a maioria dos concorrentes com mecânica 2.0. Então, por que adotar o 2.0? Para bater TODOS eles! O Civic 2.0 acaba de receber o motor 2.0 do CR-V, adaptado para flex. Com ele, a potência subiu de 140 para 155 cv. Resultado: na pista, o modelo LXR automático fez 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Até hoje, apenas os sedãs médios equipados com turbo conseguiam chegar a 100 km/h em menos de 10 segundos, caso do Jetta TSI, 408 1.6 THP e Fluence GT.

Isso, claro, com câmbio automático. Alguns modelos com transmissão manual conseguiam alcançar 100 km/h na casa dos “9”, mas também nisso o Civic volta a ser a referência. Na versão LXS (a única a continuar oferecendo o motor 1.8), o sedã da Honda agora faz 0-100 km/h em 9,6 segundos, graças ao novo câmbio manual de seis marchas.
 
Honda Civic LXR 2.0 2013 (Foto: Honda)

Mais que a melhora em acelerações, o Civic evoluiu sensivelmente nas retomadas de velocidade, tanto nas versões com motor 2.0 e câmbio automático (LXR e EXR), como na LXS, por conta do câmbio com uma marcha a mais e relações mais curtas.


Honda Civic LXR 2.0 2013 (Foto: Honda)

Além de ser a nova referência em desempenho, o Civic 2.0 também aboliu o tanque de partida a frio. O modelo (que está chegando às lojas já como linha 2014) utiliza velas aquecedoras. Funciona assim: quando o motorista aciona o destravamento de portas pela nova chave do tipo canivete, o módulo eletrônico envia corrente elétrica às velas aquecedoras (uma para cada cilindro), desde que a temperatura ambiente seja inferior a 20ºC, e o tanque esteja abastecido com etanol. A intensidade da corrente elétrica varia de acordo com a tempeartura: quanto maior o frio, maior será a amperagem. Por isso, a capacidade da bateria no Civic 2.0 é de 60 A/h. O engenheiro Alfredo Guedes Junior, supervisor de relações públicas da Honda, diz que a retirada do subtanque e de todo o sistema de partida a frio resultou em alívio de 50 kg. Isso porque o Civic com tanque auxiliar possui uma espessa chapa de aço entre o reservatório de gasolina e o motor.

Além das mudanças mecânicas, o Civic 2014 traz leves alterações no acabamento. A partir de agora, todas as versões têm revestimento na tampa do porta-malas.

Preços:

LXS 1.8 manual: R$ 66.690
LXS 1.8 automático: R$ 69.900
LXR 2.0 automático: R$ 74.290
EXR 2.0 automático: R$ 83.890

O teste do Civic LXS 1.8 com câmbio manual de seis marchas e do LXR 2.0 automático está na edição de fevereiro da revista Autoesporte, já nas bancas.

Honda Civic LXR 2.0 2013 (Foto: Honda)





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