Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 05:28
Por: tania rauber

    Imprimir


O bloqueio geral de cargas na BR-163 em Luca do Rio Verde está completando 48 horas. Há imensas filas de caminhões com comida, hortifrutigranjeiros, combustível -dentre muitos outros produtos- parados nos dois lados da rodovia, principalmente com destino às cidades do Nortão. Carros e ônibus passam. Os produtores da região Norte, que iniciaram o movimento Grito do Ipiranga (que se espalhou para 10 Estados) vão endurecer o jogo, principalmente depois que a reunião de ontem à tarde, com o ministro da Agricultura. Roberto Rodrigues, não deu em nada. O governo diz que está estudando medidas e pediu um novo prazo até sexta-feira para ver quais reivindicações dos produtores podem ser atendidas.

Uma comissão de produtores e prefeitos de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde foi recebida ontem pelo ministro, além de deputados mato-grossenses e alertaram que a revolta dos agricultores é grande com a inércia do governo em resolver problemas que estão levando milhares de produtores à falência.

"O ministro destacou que as reivindicações envolvem outros ministério, mas está ciente da crise vivida pelo setor e admitiu que caso o governo não considere as reivindicações ele deverá deixar o ministério", afirmou o prefeito de Sinop, Nilson Leitão, ao Só Notícias, depois de sair da audiência do Ministério da Agricultura. A comissão do Nortão permanece em Brasília para o encontro de sexta-feira. Na próxima segunda-feira, o presidente Lula receberá governadores dos 'Estados agrícolas"para tratar das questões que castigam os produtores.

Os agricultores cobram medidas para que o dólar deixe de cair e derrubar as cotações da soja, arroz, milho e algodão cujo preço não é suficiente, há vários meses, para bancar os custos de produção. Também querem redução no preço do óleo diesel. Os produtores alegam que, nos últimos dois anos deixaram de ganhar de R$ 4 a R$ 5 por saca de soja com o aumento no combustível. Pedem um pacto de 180 dias com todos os credores, seja do setor privado ou bancário. Segundo as lideranças, neste período o segmento irá buscar um plano de refinanciamento dos débitos. Os produtores querem apoio efetivo para a agricultura familiar. Para as lideranças, esses itens devem ser atendidos imediatamente.

Tensão e apreensão Os bloqueios na BR-163 e outras rodovias prosseguem por tempo indeterminado. Em Lucas, alguns caminhoneiros estão irritados com a decisão dos agricultores em 'trancar geral' a passagem porque, nas duas semanas anteriores, o tráfego de carretas e caminhões era liberado no horário de almoço, à noite e madrugada. Mas, a demora do governo em negociar com os agricultores fez com que o movimento fosse intensificado. Há apreensão em diversas cidades da região com a possibilidade de faltar combustível e gêneros alimentícios. Nas demais cidades do Nortão, o bloqueio é restrito a caminhões carregados com soja, arroz, milho e insumos. Algumas esmagadoras de grãos já não te matéria prima. Ontem, indústrias beneficiadoras de arroz em Mato Grosso paralisaram atividades por falta de arroz.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302037/visualizar/