Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Maio de 2006 às 22:30
Por: Maria Barbant

    Imprimir


A educação e a integração da Policia Militar e Sistema Prisional serão os temas a serem tratados no segundo dia (10.05) do II Encontro de Diretores das Unidades Prisionais de Mato Grosso. O evento que está acontecendo na Escola Superior de Segurança do Cidadão, no bairro São João Del Rei, reúne em Cuiabá, até a próxima sexta-feira (12/05), cerca de 60 diretores de Penitenciárias e Cadeias Públicas de Mato Grosso.

A palestra inicial desta quarta-feira, às 8h, será dos integrantes do Conselho Penitenciário, Rui Coelho de Barros e Antônio Hans, que irão falar sobre as atribuições do Conselho Penitenciário.

Às 10h tem início a palestra técnica “A Educação como porta de acesso ao desenvolvimento integral do ser humano”, com a professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, Jovita Alves Feitosa.

Em seguida, às 11 h, o comandante do Batalhão de Guarda, coronel Ribeiro Leite profere palestra sobre o tema “A integração da Polícia Militar e o Sistema Prisional”. Na parte da tarde, às 16 h, o tema em pauta será “Doenças Infecto Contagiosas e cuidados necessários à prevenção”, com o dr. Ivens Cuiabano Secaff, médico do Ambulatório de DST-AIDS da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Abertura

Hoje (09.05), durante a solenidade de abertura do II Encontro de Diretores das Unidades Prisionais de Mato Grosso, o secretário adjunto de Justiça, Sebastião Ribeiro da Silva Filho ressaltou a importância do trabalho de ressocialização que vem sendo desenvolvido em Mato Grosso e destacou a necessidade de nivelamento de procedimentos nas unidades prisionais do Estado, objetivando um tratamento penal mais adequado aos reclusos, envolvendo uma melhor gestão administrativa e de ressocialização.

Com relação ao trabalho, muitas cadeias no interior do Estado já desenvolvem algumas ações nesse sentido em especial aqueles ligados ao artesanato e marcenaria. A dificuldade está no custo alto para a criação de empregos, o que torna as parcerias com empresas privadas e municípios fundamentais no desenvolvimento de projetos ligados a criação de empregos.

“Um passo importante foi a transformação da Cadeia Pública do Carumbé em Centro de Ressocialização, com a construção de galpões que irão viabilizar a criação de novos empregos”, disse ele.

Outro bom exemplo já vem acontecendo no Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, que em parceria com a Rede/Cemat e a instalação de 11 máquinas, confecciona os uniformes da empresa. Durante o evento, uma mostra dos trabalhos realizados por reeducandos de todo o estado será exibido na Escola Superior de Segurança do Cidadão.

Nesta terça-feira (09.05), durante a tarde, os temas em pauta serão a importância da família no processo ressocializador com palestra da Juíza da 14ª Vara Criminal, Nilza Maria Possas de Carvalho e a inteligência de Segurança Pública, com o coordenador geral de Inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Aquiles Toschi Júnior.

Durante a abertura do evento estiveram presentes ao evento o Juiz da 2ª Vara Criminal de Execução Penal, Francisco Bráulio Vieira, o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Denézio Pio da Silva, a diretora adjunta da Escola Superior de Segurança do Cidadão, Carla Patrícia Teixeira Alves de Oliveira, o superintendente do Sistema Prisional Domingos Sáveio Grosso e autoridades civis e militares.

O encontro é uma promoção da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Adjunta de Justiça/Superintendência do Sistema Prisional.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302067/visualizar/