Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 09 de Maio de 2006 às 17:35

    Imprimir


No próximo dia 13, data em que serão comemorados os 118 anos da abolição da escravatura, o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, conhecido por manter as tradições da cultura africana, tem um motivo a mais para comemorar. É a inauguração da loja do Cajinjim, um espaço organizado pela Cooperativa de Vila Bela da Santíssima Trindade (Cooperbela). Localizada no Vale do Guaporé, a 562 km de Cuiabá, a cidade que foi a primeira capital de Mato Grosso e tem uma população de maioria negra, descendente de quilombolas. O Cajinjim, bebida feita à base de ervas, mel de abelha, aguardente, cravo, canela e demais produtos da região é uma dessas manifestações seguida ainda de outras como a dança do chorado.

O Empório Canjinjin, como será chamado, irá comercializar além da bebida, os bonecos de pano da Cooperativa Dom Arte de Dom Aquino, artesanato e iguarias típicas da cultura africana, como o biscoito de gengibre e doces.

“Mais do que um ponto de vendas, a loja será um centro que agregará resultado do trabalho cooperado, referência turística e fortalecimento da marca Cajinjim”, afirma o presidente da Cooperbela Eudes Frazão de Almeida.

Ele acrescenta que antes os produtos eram comercializados e divulgados em feiras e eventos. “Com a loja será possível centralizá-los em um ponto específico, o que contribuirá para padronização das receitas e unificação do sabor”, ressalta.

A idéia de revitalizar a cultura e economia na cidade é o resultado de um trabalho desenvolvido em parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania, de Cultura e de Desenvolvimento do Turismo, Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, outros órgãos e entidades não governamentais que tem por objetivo preservar a tradição local e gerar renda através da produção do Canjinjin.

“Atualmente cerca de 500 famílias são beneficiada por esse projeto, 74 só em Vila Bela com a produção da bebida, e outras com o fornecimento de matérias-primas como o mel da Cooperativa dos Apicultores de Mato Grosso (Coapismat) com sede em Conquista D’Oeste, a cachaça de Pontes e Lacerda e os bonecos de pano da Cooperativa Dom e Arte de Dom Aquino,” explica Frazão.

A solenidade inauguração do Empório Cajinjim será neste sábado (13), às 20 horas, na Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade. Logo após será feito um percurso até a loja, onde haverá uma apresentação do Grupo do Congo com dança do chorado.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302095/visualizar/