Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 06 de Maio de 2006 às 18:45

    Imprimir


As tropas britânicas decretaram hoje toque de recolher na cidade de Basra (sul do Iraque) após civis iraquianos, que comemoravam a queda de um helicóptero da Grã-Bretanha e a morte de seus ocupantes, atacarem tropas enviadas para isolar a área. Segundo o major Sebastian Muntz, porta-voz militar britânico na localidade iraquiana, o toque de recolher vai das 20h horas às 6h.

Cinco pessoas perderam a vida nos distúrbios, entre elas duas crianças. Além disso, o episódio deixou 28 feridos, informa a BBC.

Muntz disse à emissora que as tropas britânicas usaram algumas armas de fogo para repelir os agressores, que lançaram coquetéis molotov e outro tipo de projéteis, e afirmou que os soldados atuaram em defesa própria.

Por enquanto, não se sabe a procedência exata dos tiros que tiraram a vida dos cinco civis iraquianos.

O novo ministro da Defesa britânico, Des Browne, confirmou que militares morreram na queda do helicóptero, que pode ter sido atingido por um míssel.

Entretanto, o ministério não revelou até agora qual era o modelo do helicóptero e quantos ocupantes ele tinha. A Polícia iraquiana afirmou que foram encontrados quatro corpos carbonizados nos destroços.

Segundo analistas consultados pela BBC, será muito preocupante se houver a confirmação de que a aeronave foi derrubada por um míssil.

Não é a primeira vez que uma aeronave britânica cai no Iraque: Em janeiro, um Hércules foi derrubado e seus dez ocupantes morreram.

As cenas de xiitas iraquianos dando saltos e gritos de alegria em razão da queda do helicóptero, transmitidas várias vezes pela BBC e por outras emissoras britânicas, causaram um grande impacto no Reino Unido.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/302584/visualizar/