Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 20 de Janeiro de 2013 às 17:42
Por: HELSON FRANÇA

    Imprimir


Em 2012, os agentes de trânsito de Cuiabá aplicaram 95.984 multas, uma quantidade quase 40% superior ao que foi registrado em 2011. Com uma frota de veículos estimada em 334 mil, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso, conclui-se que, no ano passado, de cada três motoristas, um foi multado.

Com o incremento de 178 novos agentes de trânsito, desde junho de 2012, a média mensal de multas efetuadas na Capital aumentou em 76%. Nos últimos seis meses, por volta de 10.202 multas foram registradas.

De acordo com a SMTU, a infração responsável pela maior parte das multas aplicadas em 2012 é o não uso do cinto de segurança.

Foram 47 mil multas registradas do tipo.

A segunda infração mais cometida pelos condutores é devido ao uso do celular durante a condução do veículo. Por volta de 25 mil motoristas foram multados por serem flagrados nessa situação. Já aproximadamente 15 mil motoristas receberam multas por avançar o sinal vermelho – infração considerada gravíssima.

De acordo com o titular da SMTU, Antenor Figueiredo, o aumento no número de multas está relacionado a maior fiscalização por parte dos agentes, que se intensificou desde metade do ano passado.

O secretário também atribui a rodagem dos caminhões pelas vias centrais da cidade como um fator que gera muitas multas. Segundo ele, existem cadastrados, só na Capital, por volta de 14 mil caminhões.

Antenor também ressaltou que não existe a chamada “indústria das multas”, como muitos motoristas apregoam e saiu em defesa dos “amarelinhos” – como os agentes de trânsito são popularmente chamados.

“Isso não tem fundamento. Os agentes não ganham por multa. O Detran é que faz a cobrança. Os agentes estão fazendo o trabalho deles ao não permitir que determinado motorista seja um infrator impune”.

Em média, o valor de cada multa é de R$ 120,00. Porém, muitos motoristas conseguem se livrar do pagamento, ao recorrer na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). O secretário afirmou que no ano passado a SMTU arrecadou 1,2 milhão em multas.

BEM AVALIADOS - Mesmo com a grande quantidade de multas aplicadas, a população de Cuiabá tem visto os trabalhos dos agentes com bons olhos.

Para o agropecuarista Paulo Thomas, 52 anos, a atuação dos agentes é fundamental para o bom controle do trânsito na Capital, ainda mais com as obras da Copa. “Ando a cidade o dia inteiro e percebo que a presença deles faz com que os motoristas tenham mais atenção e, sobretudo, prudência. Sem contar que ajudam nos trechos onde existem os desvios. Até assaltos, como saidinhas de banco, eles [os agentes] inibem”, afirmou Thomas, que confessou já ter sido multado por ter estacionado em vaga reservada para portadores de necessidades especiais. “Eu estava errado, vou falar o que?”

A auxiliar administrativa Lúcia Pizzato, 52 anos, também é outra que considera os trabalhos dos agentes como bom. “Sempre fui muito bem orientada. A gente tem que fazer a nossa parte, e eles, a deles”.

Já o Policial Militar Mauro Acácio, 45 anos, acha necessário o trabalho dos agentes, mas com ressalvas. “Eles ficam escondidos só para aplicar multar. Deveriam se destacar mais”, sugere.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/30815/visualizar/