Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Fevereiro de 2006 às 08:19

    Imprimir


A cada dia que passa novos grupos denominados sem-terra estão se formando na região Norte de Mato Grosso e invadindo áreas produtivas. A maioria desses grupos é formado por pessoas consideradas sem aptidão pela terra ou que foram beneficiadas no passado pela distribuição de áreas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e vendeu os lotes rurais e hoje estão engrossando as fileiras dos movimentos. Um dos pontos mais atacados é a Gleba Divisa, no município de Novo Mundo.

Para intermediar estes acontecimentos o Comitê Pró-Regularização Fundiária vem realizando reuniões na tentativa de se achar uma solução para o impasse, procurando uma saída, uma vez que os proprietários das áreas invadidas ou prestes a ser invadidas já não estão mais suportando a insegurança. No último dia 4, o Comitê esteve reunido na gleba para tentar buscar uma solução. Na reunião estiveram presentes aproximadamente 35 proprietários de terra da região.

A situação é considerada crítica. Um grupo de 65 famílias, denominadas Associação dos Trabalhadores do Vale do Rochedo, estão acampados desde o mês de setembro nas terras do Grupo Kuranishi. As famílias iniciaram por conta própria a demarcação dos lotes, muitos já fizeram a derrubada da mata para realizar a plantação de lavoura.

Segundo o proprietário Sergio Kuranishi, ele e sua família estão na área desde 1982, tudo o que a família possui, foi conquistado com muita luta e trabalho. “Quando aqui chegamos não existia nada, abrimos estradas realizamos a infra-estrutura, foi muito sofrido, mas sofrido mesmo é após tanto sacrifício ver pessoas invadindo a sua propriedade, quando aqui não tinha nada aberto eles não quiseram requerer um lote, porque que, só agora eles estão querendo lote na região?”. Relatou Sergio, ele ainda relembra que há poucos anos atrás ele e sua família cederam uma parte da área para que o Intermat realizasse assentamento e hoje se sente mais uma vez ameaçado de vir a perder mais uma parte da área.

Na reunião esteve presente um coordenador do Intermat, José Geraldo Melhorança. Ele se reuniu tanto com os proprietários das áreas ameaçadas de invasão e com os invasores, aos quais deixou bem claro que a área está sub-judice, e por este motivo tem que se aguardar uma decisão da Justiça. “Após eu ter me reunido e ouvindo os dois lados, propus que formassem uma comissão para juntamente com o Intermat chegarem a um acordo” – explicou.

O presidente do Comitê Pró-Regularização Fundiária, Alberto Cesário Betinho, disse que a filosofia do Comitê sempre foi o dialogo e nada mais justo a formação das duas comissões para junto com o Governo tentarem buscar uma solução. Ele explicou que o comitê quer é evitar um conflito. “Aqui já existe algumas invasões, lideradas por lideres que já lideraram invasões de outras áreas e, antes que aconteça um conflito armado estamos intermediando a situação” – ele relatou, ao anunciar que o grupo vai tentar marcar uma reunião com o governador Blairo Maggi, dirigentes do Intermat e deputados estaduais em busca de uma solução definitiva para a questão.

Um dos proprietários de terra na gleba divisa Sidnei Baganha, disse que eles estão muito assustando com a onda de invasão que vem acontecendo na região. “A maioria dos proprietários de terra da Gleba Divisa já cedeu uma área para que o Intermat e Incra realizassem assentamento para estes invasores, e hoje ai estão eles novamente invadindo as nossas áreas, o mais irritante é que muitos destes invasores foram assentados pelo governo e venderam seu lote e, hoje estão ai novamente nos importunando” – desabafou, indignado.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320221/visualizar/