Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 06 de Fevereiro de 2006 às 14:08

    Imprimir


Pelo menos 1,4 mil produtores rurais serão beneficiados com o projeto de desenvolvimento econômico e social para a revitalização e fortalecimento da apicultura em Mato Grosso, que começa a ser executado a partir de março. A meta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), é capacitar 20 produtores em cada um de 70 municípios. O objetivo do programa é gerar alternativas de sustentabilidade econômica para os agricultores familiares.

O governo, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai desenvolver a apicultura como alternativa de geração de emprego e renda nos Municípios que têm potencial para isso. Com o beneficiamento da produção oriunda dos apiários dos agricultores, serão implantadas dez “casas do mel” regionalizadas.

A expectativa é dobrar o número de beneficiários que irão comercializar o produto na Central de Abastecimento (Ceasa). “O projeto só vai ser implantado onde houver a interação entre o poder público municipal e estadual”, disse o biólogo e coordenador do projeto, João Bosco Pereira.

Segundo ele, parte da produção do mel será utilizada na merenda escolar. O alimento produzido a partir do néctar das flores é um composto rico em açúcares, sais minerais, proteínas e vitaminas essenciais à saúde humana. Por suas propriedades, o mel fará parte do cardápio nas escolas estaduais e municipais.

“A criação de abelhas, como atividade produtiva familiar, fixa o homem à terra e melhora a sua qualidade de vida”, assinala João Bosco.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320408/visualizar/