Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 14:48

    Imprimir


Os 48 parlamentares mirins que tomaram posse no final do ano passado continuarão a atuar este ano em defesa dos interesses de suas comunidades. Eles voltam às atividades tão logo termine o recesso legislativo, em 15 de fevereiro. O Parlamento Mirim é um projeto que integra o Programa Jovem Cidadão, criado pela AL para integrar o jovem nas atividades parlamentares e de promoção da cidadania... Iniciativa do presidente da Comissão de Educação Cultura, Desporto e Seguridade Social, deputado Humberto Bosaipo (PFL), o parlamento deve chegar as cidades pólos em 2006, e posteriormente aos demais municípios Mato-grossenses.

Nesta primeira edição, a disputa envolveu 70 projetos apresentados por alunos de 5ª a 8ª séries de escolas públicas e particulares de Cuiabá e Várzea Grande, selecionados seguindo pré-requisitos como as condições de execução, racionalidade da idéia e contextualização dentro dos 12 temas propostos pela Assembléia Legislativa.

Os 24 selecionados revelam as principais preocupações dos jovens nesta faixa escolar: Educação (com 6 projetos), Meio Ambiente, Cultura e Direitos Humanos (ambos com 4 projetos), Saúde (2 projetos), Esportes, Agropecuária, Defesa do Consumidor e Segurança Pública (com um projeto cada). Os demais itens propostos, Minas e energia, Habitação e Transporte não receberam projetos.

No item rede de ensino, as escolas públicas estaduais elegeram 11 parlamentares (45% das vagas), a pública municipal 10 ou (42%) e a rede privada três ou 13% dos eleitos.

Confira a composição partidária do Parlamento Mirim e os projetos:

PARTIDO DA EDUCAÇÃO (06 deputados) 1- Suzany de Medeiros Siqueira, aluna da 8ª série do Colégio Salesiano São Gonçalo, de Cuiabá. Projeto de lei que cria na Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio do Estado de MT, Audiências Públicas Estudantis.

2 - Otávio Lobo Cavalcante, 5ª série da Escola Alcebíades Calhao de Cuiabá. Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a implantar nos estabelecimentos de Ensino públicos e privados de MT, atividades extra-classe que envolva conhecimentos sócio-cultural e ambiental e dá outras providências.

3- Louise Rodrigues Borges, 8ª série do Colégio Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, em Cuiabá. Projeto de lei que institui, no âmbito das redes pública e privada do Estado de MT, a obrigatoriedade do ensino da matéria Sexologia e dá outras providências.

4- Marcela Maria de Jesus, 6ª série da Escola Estadual Salim Felício, em Cuiabá. Projeto de lei que cria o Programa de Erradicação do Analfabetismo no Estado de Mato Grosso.

5- Anderson Ribeiro Santos, 7ª série, Escola Municipal Lúcia Leite Rodrigues, Várzea Grande. Projeto de lei que institui em Mato Grosso o Dia da Leitura e dá outras providencias.

6 - Laura Cristina de Almeida, 7ª série, Escola Municipal Júlio Correa da Costa, Várzea Grande. Projeto de lei que dispõe sobre o ato de instituir o sistema de incentivo à leitura nas escolas das redes pública e privada do Estado de MT.

PARTIDO DO MEIO AMBIENTE (04 deputados)

7 - Laíza C. de Almeida Figueiredo, Escola de Educação Básica Diva Hugueney de S. Bastos, em Cuiabá. Projeto de lei que cria o Parque Ecológico Jardim das Aroeiras e dá Outras Providências.

8 - Fernanda Simione, 7ª série, Educandário Espaço do Saber, em Cuiabá. Projeto de lei que institui o Programa de Educação Ambiental em Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e dá outras Providências.

9- Vinícius Alexandre Leão Martins, 7ª série, Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá. Projeto de lei que institui a Coleta Seletiva de Lixo nas Escolas da Rede Pública Estadual de MT.

10- Laura Olívia dos Santos, Escola Estadual Joaquim Cerqueira Caldas, Cuiabá. Projeto de lei que cria na rede Pública Estadual de Ensino, um Programa de desenvolvimento da prática de educação ambiental voltada aos docentes.

PARTIDO DA CULTURA (04 deputados) 11- Roberta Aparecida Campos Rolon, 7ª série, Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo, Cuiabá. Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar Oficinas Culturais na rede do ensino público de MT e dá outras providências.

12- Melisa Rodrigues da Silva, 8ª série, Escola Estadual Professora Ângela Jardim Botelho, Várzea Grande. Projeto de lei que dispõe sobre a Criação da “Oficina Cultural de Contadores de Histórias” nas Escolas da rede pública do estado de MT.

13- Diego Almeida Sabbadini, 6ª série, Escola Estadual Fernando Leite de Campos, Várzea Grande. Projeto de lei que dispõe sobre a criação nas Escolas da Rede Pública de MT do Programa ”Sábados Alegres” e dá outras providências.

14- Keity Nathany da Silva Soares, 7ª série, Escola Municipal Benedita Bernardina Curvo, Várzea Grande. Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro Cultural e Educativo para Estudantes da Rede Publica de Mato Grosso e dá outras providências.

PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS (04 deputados)

15- Luis Eduardo Duque Amorim, 7ª série, Escola Estadual 25 de abril em Cuiabá. Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar , na rede do ensino público de MT, o Programa Centro de Convivência Infanto-juvenil e dá outras providências.

16- Ingrid Daiane Silva, 8ª série, Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, em Cuiabá. Projeto de lei que cria o Poder Executivo Autorizado a Criar um Centro de Reeducação para Menores Infratores no Estado de MT.

17- Fabrícia Ferreira de Sousa, 8ª série, Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, Várzea Grande. Projeto de lei que dispõe sobre a criação, no âmbito estadual, da reintegração social de menores delinqüentes.

18- Júlio César Costa Santos, 8ª série, Escola Estadual Nadir de Oliveira, Várzea Grande. Projeto de lei que dispõe sobre a inclusão social-digital aos idosos em MT e dá outras providências.

PARTIDO DA SAÚDE (02 deputados) 19- Michele Rosa de Melo, 7ª série, Escola Municipal Padre Luis Maria de Várzea Grande. Projeto de lei que dispõe sobre a criação da Semana Estadual de Doação Voluntária de Sangue no Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

20- Michele Carolina dos anjos Brandão, 6ª série, Escola Municipal Napoleão José da Costa, Várzea Grande. Projeto de lei que dispõe sobre o Controle de Produtos alimentícios vendidos em cantinas da Rede Pública de Ensino de MT.

PARTIDO DOS ESPORTES (01 deputado) 21- Kisla Teixeira Gomes, 8ª série, Centro Educacional Luzes do Saber, Cuiabá. Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar , na rede do ensino público de MT, o Programa Atletas do Futuro e dá outras providências.

PARTIDO DA AGROPECUÁRIA (01 deputado)

22- D’ Cezari Augusto de Oliveira Costa, 8ª série, Escola Estadual Licínio Monteiro, Várzea Grande. Projeto de lei que dispõe sobre a reciclagem orgânica do lixo urbano para a agricultura de compostagem nos municípios de MT e dá outras providências.

PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR (01 deputado) 23- Júlio César de S. Araújo, 7ª série, Escola Estadual Newton Alfredo de Aguiar, em Cuiabá. Projeto de lei que cria, no âmbito das redes Pública e privada do Estado de MT, a obrigatoriedade do ensino da matéria Defesa do Consumidor e dá outras providências.

PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA (01 deputado). 24- Jéferson Manaus Maciel, 5ª série, Escola Estadual Fenelon Muller, Cuiabá Projeto de lei que dispõe sobre as Diretrizes para a Segurança Pública nos Estabelecimentos de Ensino no Estado de MT e dá outras providências.

MESA DIRETORA

Após a composição dos partidos, os deputados mirins venceram mais um desafio: o de demonstrar aptidão para articulações políticas. As negociações resultaram em disputa de duas chapas. A chapa um, vencedora com 18 votos foi formada pela presidente Ingrid Daiane Silva (Partido Temático – Direitos Humanos), pelo primeiro-secretário Otávio Lobo Cavalcante (Partido Temático – Educação) e pela segunda-secretária Suzany de Medeiros Siqueira (Partido Temático – Educação).





Fonte: Assembléia Legislativa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322934/visualizar/