Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 16:03

    Imprimir


São Paulo - Não há uma data exata, mas janeiro de 2006 marca o aniversário de 20 anos do primeiro vírus de computador. Identificado em 1986, o vírus foi chamado de Brain e se espalhava por disquetes.

O primeiro vírus era inofensivo, ou seja, apenas se espalhava para outros sistemas, sem causar danos às máquinas. Mas não demorou para que programadores criassem versões mais hostis, os chamados vírus de boot, que se tornaram um problema para muitos usuários. À época, demorava meses para que um vírus de computador se espalhasse pelo mundo.

Tudo mudou com a internet. Até 1995, início das operações comerciais da Web, eram conhecidos cerca de 5 mil vírus diferentes, e o tempo para que essas pragas se alastrassem permitia às empresas de programas antivírus até enviar atualizações de seus pelo correio. Hoje, o ambiente online permite que milhares de computadores sejam atacados em poucas horas. O número de vírus explodiu, e já foram catalogados mais de 100 mil vírus diferentes. Além disso, surgem cerca de 10 novos vírus por dia, fora suas variantes, causando o mau funcionamento de máquinas, a perda de arquivos e até o roubo de informações.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323603/visualizar/