Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 12:41

    Imprimir


A Aliança Unida Iraquiana (AUI), legenda xiita, foi a força política mais votada nas eleições parlamentares realizadas em 15 de dezembro no Iraque, segundo os dados oficiais, mas não conseguiu a maioria absoluta.

De acordo com as informações divulgadas hoje pela Comissão Eleitoral Independente Iraquiana (Ceii), a AUI ficou com 128 das 275 cadeiras da câmara, 18 a menos do que as que o partido tinha no dissolvido Parlamento constituinte.

Após a lista xiita, ficou a Aliança Curda, a qual conseguiu 53 cadeiras, número também menor do que o conseguido no pleito anterior.

Esses dois partidos também venceram as eleições parlamentares de janeiro do ano passado. Desde então, governam o Iraque em coalizão. Os árabes sunitas, que em sua maior parte boicotaram o pleito de janeiro do ano passado, conseguiram uma importante representação na nova Câmara.

A Frente do Acordo Nacional do Iraque (Fani), que agrupa os três principais partidos dos árabes sunitas, conseguiu 44 cadeiras, transformando-se na terceira força do Parlamento.

A Lista Nacional Iraquiana, que agrupa xiitas laicos e sunitas liberais, do ex-primeiro-ministro Iyad Allawi, será a quarta força da Câmara, com 25 assentos.

Outro grupo árabe sunita, a Frente Iraquiana para o Diálogo Nacional, ficou com o quinto lugar ao conquistar 11 cadeiras.

A União Islâmica do Curdistão, que representa os fundamentalistas curdos, conseguiu cinco assentos na nova Câmara. As nove cadeiras restantes ficaram com partidos minoritários, entre eles grupos religiosos sem muita expressão no país.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323656/visualizar/