Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 09:37
Por: RAQUEL TEIXEIRA

    Imprimir


Finalizando a entrega de mais de 1.700 casas que o Governo do Estado construiu somente na Capital mato-grossense em três anos da atual administração, o governador Blairo Maggi inaugurou nesta terça-feira (06.12) o residencial Sucuri, no bairro de mesmo nome, com 200 unidades habitacionais.

Construídas com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), 55 das unidades foram entregues a famílias de desabrigadas pelas chuvas deste ano que estavam em áreas de risco nos bairros São Mateus e Parque Geórgia, em Cuiabá, mudando a realidade dos beneficiados.

É conforto e, principalmente, segurança, para diversas famílias como a do açougueiro Benedito Bruno Pires Martins. Junto com a esposa, ele morava em um barraco de madeira no Parque Geórgia, na região do Coxipó e vivia assustado cada vez que chovia forte. “A gente não tinha sossego, vivia com medo de que a as águas entrasse em casa. Agora aqui temos certeza de ter uma casa segura. É sossego para nós, não tem lugar melhor”, afirmou.

Emocionada, a costureira Carmem Batista de Moraes conta que aos 58 anos já passou por muitos sustos com as chuvas. “Mesmo em uma casa de material como era a nossa, a gente não tinha paz, pois cada chuva era uma tristeza quando nossa casa inundava. Depois que viemos para cá não tenho como agradecer essa atitude do Governo em olhar por quem mais precisa. Realmente estamos muito felizes por ver o que está sendo feito para quem realmente necessita”, disse.

Famílias vitimadas pelas chuvas dos últimos anos, em especial a deste ano, dezenas de pessoas foram abrigadas em um ginásio de esporte de Cuiabá até que a construção de uma parte das casas no residencial Sucuri fossem finalizada para transferir as famílias para o local. Em seu discurso o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos destacou o trabalho do serviço de assistência social do município e do Estado. “Mais uma parceria que está beneficiando famílias que estavam em risco e realmente necessitadas, em um trabalho dignificante”, destacou.

“Mudamos a realidade buscando com a correta aplicação dos recursos públicos levar dignidade e segurança. Fazendo com milhares de famílias tenham suas vidas de volta, tendo cidadania garantida, reestruturando a família, agregando todos em torno de um verdadeiro lar”, afirmou o governador.

Maggi voltou a reforçou uma vez mais sobre o uso dos imóveis. “É de propriedade do Estado, para que vocês possam utilizá-lo por quantas gerações for preciso. Mas de nada vale no mercado imobiliário. Dinheiro que uma família pode pensar em aproveitar com a venda ilegal de um imóvel como esse é vendaval, pois o beneficiado fica sem a casa e ainda entra em uma lista do Governo não tendo mais direito a moradia popular”, destacou.

PARCERIAS – "Não estamos aqui neste momento trazendo obras deste ou daquele partido. É a primeira vez que temos em um mesmo momento de inauguração dois partidos, vamos dizer assim, da oposição unidos pela população. É bem melhor termos e sermos parceiros em obras que beneficiem a população do que ficar brigando politicamente. Não tenho restrições em trabalhar com o prefeito Wilson, faço questão em poder trabalhar em parceria. Se o estado pode fazer uma parte e a prefeitura outra, juntos temos força e podemos fazer muito mais”, destacou o governador, acrescentando ainda. “Infelizmente pelos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e outros impedimentos da Caixa Econômica Federal em assumirmos financiamentos, por exemplo, para investir em saneamento básico. Reforço mais uma vez que a parceria é fundamental para que levemos os benefícios a quem mais necessita: a população”, observou Maggi.

IMPOSTOS – “Assumi um compromisso em reduzir parte da carga tributária, mas sou humilde para reconhecer que isso não é possível neste momento. Nem o município de Cuiabá tem também condições em reduzir qualquer imposto sobre a energia elétrica ou telefonia

“Sabemos das dificuldades em todos os municípios e tenho uma preocupação muito grande com o futuro do estado e do Governo. O sistema de arrecadação não nos permite acompanhar as mudanças tecnológicas, de informação e necessidades de infra-estrutura. O que é arrecadado sustenta o orçamento em todas as áreas do Governo, da educação, saúde e segurança pública aos poderes Legislativo e Judiciário”, frisou.

“Se o preço político que tenho que pagar é por não ter cumprido o compromisso de não ter reduzido os impostos, eu serei penalizado por isso. Estou buscando proteger o Estado e os municípios”, finalizou o governador.

Participaram da inauguração os secretários de Estado Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), coronel Orestes Oliveira (Casa Militar), secretários-adjuntos Antônio Kato e Acelina Marques, da Casa Civil; Joaquim Curvo, de Infra-estrutura; Márcia Vandoni (presidente da Ager), Rômulo Vandoni, superintendente de Política Indígena, vereadores por Cuiabá e secretários municipais.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331220/visualizar/