Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Novembro de 2005 às 11:20

    Imprimir


O Ministério da Saúde da Coréia do Norte desmentiu que haja nesse país casos humanos de gripe aviária, e destacou os esforços feitos por Pyongyang para evitar uma epidemia, informou hoje a agência sul-coreana Yonhap.

Em comparecimento transmitido pela Televisão Central da Coréia do Norte, um porta-voz do Ministério da Saúde disse ontem que seu país estabeleceu diversas medidas de quarentena, diante dos casos de gripe aviária declarados em humanos na vizinha China e em outros países asiáticos.

Liaoning, a província chinesa mais afetada pela gripe aviária, é também a mais próxima da Coréia do Norte.

O porta-voz norte-coreano desmentiu que haja na Coréia do Norte pessoas infectadas pela gripe aviária, como alguns meios de comunicação deduziram através de outra informação dada pela Administração do país comunista.

Kim Hyong-chol, presidente do Comitê para a Observação e a Quarentena, tinha dito antes que qualquer pessoa "com o mais leve sintoma da doença" foi colocada sob vigilância médica estrita.

O responsável do Ministério da Saúde disse ontem que ainda é preciso encontrar um remédio para tratar as pessoas com o vírus da gripe aviária.

O porta-voz recomendou o consumo de "kimchi", um prato preparado a base de couve fermentada, com muito alho, pimenta-malagueta e pimentão, que, segundo o especialista, foi eficaz em prevenir a extensão na Coréia do Norte da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) graças a seu alto teor ácido.

Em 27 de março passado, a Coréia do Norte reconheceu que tinha declarado um foco de gripe aviária no país, o que levou ao sacrifício de centenas de milhares de frangos.

Desde então, o regime norte-coreano manteve máxima cautela ao informar sobre a evolução da doença entre as aves domésticas e selvagens da Coréia do Norte.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu até agora 130 casos de gripe aviária em humanos - no Vietnã, Indonésia, Tailândia, Camboja e China -, dos quais 67 morreram.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333058/visualizar/