Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 28 de Maio de 2005 às 11:30

    Imprimir


A Bélgica, país que vinha sendo considerado o mais tolerante da Europa com relação aos fumantes, deve proibir o fumo em restaurantes a partir de 2007, afirmou o Ministério da Saúde, neste sábado.

A medida vai deixar a Bélgica ao lado de outros países europeus, como Irlanda, Itália, Malta e Noruega, que adotaram as restrições contra o fumo em lugares públicos.

"Pode ser aprovado na segunda-feira", afirmou Michele Vanderplaatsen, porta-voz do ministro da Saúde belga, Rudy Demotte, a jornalistas.

A planejada lei ainda será muito menos restritiva que outras legislações européias, permitindo o fumo em bares e cafés. Além disso, os restaurantes belgas poderão definir salas para os fumantes desde que não seja servida comida nelas.

Cerca de 28% dos adultos da Bélgica fumam, um pouco menos que a média européia de 29% e bem abaixo da Grécia, onde 45% dos adultos fumam.

Vanderplaatsen afirmou que as atitudes da população estão gradualmente mudando. Ela citou que a proibição contra fumo em trens imposta no ano passado no país está ganhando aceitação depois de sofrer hostilidade inicial.

Grupos que combatem o fumo afirmam que a proibição da Irlanda contra o hábito nos pubs, restaurantes e locais de trabalho do país ganhou ampla aceitação pouco mais de um ano após ser introduzida, em março de 2004.

As vendas de cigarros caíram 18% na Irlanda no ano passado, na comparação com 10% em 2003. Críticos da restrição afirmam que a queda nas vendas está mais ligada a preços e mudanças de estilos de vida.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337625/visualizar/