Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 28 de Maio de 2005 às 11:00

    Imprimir


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, visitou neste sábado um acampamento de refugiados em Darfur (oeste) para saber mais detalhes sobre a situação nesta conturbada região do Sudão, informaram fontes oficiais sudanesas.

Annan, que chegou ontem a Cartum para uma visita de três dias, foi recebido por milhares de refugiados no acampamento de Kalma, em Nyala, capital do sul de Darfur, cerca de 800 quilômetros a oeste de Cartum.

O secretário-geral das Nações Unidas pretende comprovar a eficácia dos esforços para o restabelecimento da segurança na região.

Annan, que se reuniu com vários altos funcionários do governo do Sudão, afirmou que durante a visita avaliará a situação em Darfur.

Além disso, destacou a importância da retomada das negociações entre o Executivo e os grupos rebeldes para a chegada de ajuda humanitária aos habitantes da região.

A visita do secretário-geral da ONU acontece depois do anúncio da retomada das negociações de paz entre o regime de Cartum e os grupos rebeldes, sob o patrocínio da União Africana (UA), após seis meses de suspensão. A nova rodada de conversações acontecerá na Nigéria, no dia 10 de junho.

O conflito de Darfur começou em fevereiro de 2003, quando o Movimento pela Justiça e a Igualdade (MJI), se rebelou contra o Movimento de Libertação do Sudão (MLS), em protesto contra a marginalização da região.

A guerra civil em Darfur já matou cerca de 400 mil pessoas e deixou 1,6 milhão refugiados, segundo dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337632/visualizar/